Blog do Paraíso: Falta transparência em obras do governo do DF

sábado, 17 de dezembro de 2011

Falta transparência em obras do governo do DF

O governo do Distrito Federal (GDF), que até tem uma Secretaria da Transparência, não é transparente na execução de obras nas regiões administrativas. Em Santa Maria, por exemplo, há várias placas, como esta da foto. Elas informam que tipo de obra está sendo construída no local, o nome e o CNPJ da construtora, o nome do engenheiro, como foi feita a contratação. Mas uma informação fundamental é omitida: o valor do empreendimento.

Se o cidadão que mora em Santa Maria, por exemplo, quiser saber quanto vai custar a construção da “Pista de Skate”, anunciado na placa da foto acima, vai ter que pesquisar no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

A construção de obra de acessibilidade em calçadas, ao longo da Avenida Alagados de Santa Maria, vai custar 145 mil e 580 reais e 44 centavos. Assim como na placa que anuncia a construção da “Pista de Skate”, este valor também não é informado na placa que anuncia a construção da obra de acessibilidade, que na verdade são apenas uns pedacinhos de calçadas, onde não é gasto um saco de cimento para a construção de cada uma delas.

Com um orçamento, em 2011, de mais de 10 milhões de reais, Santa Maria ainda tem outras obras, cujos valores são omitidos nas placas anunciadoras das construções. É o caso da construção da fonte luminosa e da implantação da iluminação especial na Praça Central da cidade.

Segundo o DODF, a fonte luminosa vai custar 144 mil e 947 reais e 23 centavos e a iluminação especial vai sair por 144 mil e 600 reais e 52 centavos. Ao todo, as obras sairão por 289 mil e 547 reais e 75 centavos. Resta saber se a administração manterá um vigilante no local para os vândalos não depredarem a fonte e não roubarem sua iluminação, assim como já aconteceu na Praça.

Em 2005, aconteceu na Praça a última grande reforma que custou na época 146 mil reais. Foi construído um espelho de água em volta do pedestal de 12 metros de altura que sustenta a estátua da Virgem dos Pobres. Feita de fibra de vidro, com um peso de 938 quilos e quatros metros de altura, o monumento foi doado pela embaixada da Bélgica. À noite, eram ligados refletores que iluminavam a estátua.

Hoje não existe mais o espelho de água. No lugar, foi colocado um monte de terra vermelha. Os refletores também não existem mais.

Nenhum comentário: