Blog do Paraíso: Greve de fome de Domingos Dutra e Manoel acaba com vitória

sábado, 19 de junho de 2010

Greve de fome de Domingos Dutra e Manoel acaba com vitória

Mas a vitória custou caro. O deputado teve início de insuficiência renal e o líder camponês está internado no Incor

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) e o histórico líder camponês Manoel da Conceição, depois de passarem mal, encerraram na tarde desta sexta-feira (18) a greve de fome que começou com o deputado em 11 de junho.

O objetivo da greve de fome era protestar contra a intervenção do diretório nacional do PT na decisão do diretório regional do PT no Maranhão. Para apoiar a reeleição da governadora maranhense Roseana Sarney (PMDB-MA), a cúpula nacional petista desrespeitou a legalidade partidária e anulou a convenção regional do PT no Maranhão que, democraticamente, decidiu apoiar a candidatura de governador do deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA).

O protesto que durou uma semana teve êxito. De acordo com informações postadas no Twitter de Domingos Dutra, “foi reconhecido o direito dos petistas maranhenses apoiarem candidato majoritário de sua escolha, dentro do arco de aliança nacional”.

A vitória, contudo, custou caro. O deputado Domingos Dutra teve início de insuficiência renal. Ele foi medicado e já está na sua casa. O estado de saúde do líder camponês Manoel da Conceição é mais grave e, por isso, ele se encontra internado no Instituto do Coração em Brasília (Incor-DF).

Manoel da Conceição é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão. Ele lutou contra a ditadura, foi preso, torturado e teve uma das pernas arrancadas pela polícia comandada por José Sarney (PMDB-AP) conforme o histórico discurso proferido pelo deputado federal Domingos Dutra em 15 de junho.

Nenhum comentário: