Blog do Paraíso: Roriz ganha o apoio de PSDB e PP para concorrer ao GDF

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Roriz ganha o apoio de PSDB e PP para concorrer ao GDF

Lilian Tahan
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

Nove partidos políticos acabam de declarar apoio ao ex-governador Joaquim Roriz (PSC) para a disputa do Palácio do Buriti. Entre as legendas que confirmaram aliança, estão o PSDB e o PP, que mandou representante à reunião para iniciar as negociações de embarque na coligação.

Os dois partidos vão ocupar as vagas ao Senado na chapa composta por Roriz: Maria de Lourdes Abadia, pelo PSDB, e provavelmente Bispo Rodovalho, pelo PP. A aliança com esse último partido foi possível com a saída do DEM das negociações. Uma das vagas ao Senado era reservada a um democrata.

Pela primeira vez, diante dos aliados políticos, Roriz afirmou que pode abrir mão de ser o candidato ao governo. "Se o grupo considerar que há uma outra opção, eu abro mão em nome da aliança. Assim me sentirei mais confortável", disse Roriz a seus pares. Com esse posicionamento, Roriz abre a possibilidade de que Abadia assuma a liderança da chapa.

A candidatura de Roriz ficou ameaçada após a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a Lei da Ficha Limpa. Segundo a Justiça Eleitoral, políticos que renunciaram a mandato para escapar da cassação não poderão concorrer em outubro. A defesa de Roriz alega, no entanto, que ele não se enquadra no caso porque não tem condenação por colegiado, transitado em julgado.

Nenhum comentário: