Blog do Paraíso: O xis de Dilma em Serra

terça-feira, 18 de maio de 2010

O xis de Dilma em Serra

Brasília-DF

Por Luiz Carlos Azedo
Com Norma Moura
(texto publicado no Correio Braziliense)

Pode-se argumentar que as duas pesquisas foram feitas num momento de superexposição de Dilma Rousseff (PT) na mídia eletrônica, por causa dos comerciais e do programa de tevê do PT, mas isso é conversa fiada. O fato é que a petista ultrapassou o tucano José Serra — o que já havia ameaçado fazer duas vezes, quando ainda era ministra e andava a tiracolo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma delas em abril, quando polêmica pesquisa da Sensus encomendada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapav) deu Serra 32,6% x 32,4% Dilma.

De acordo com a pesquisa Vox Populi, Dilma aparece à frente de Serra com 3% dos pontos de vantagem, muito perto de um empate técnico (a margem de erro é de 2,2%, para mais ou para menos). A petista tem 37% das intenções de voto contra 34% do tucano na pesquisa estimulada. A candidata do PV, Marina Silva, aparece na terceira posição, com 7%. Para o segundo turno, Dilma e Serra estariam tecnicamente empatados, com 40% e 38%, respectivamente. Na pesquisa de intenção de voto espontâneo, a ex-ministra soma 19% das intenções de voto, enquanto o ex-governador de São Paulo, tem 15%. Em janeiro, cada pré-candidato obteve 9% dos votos espontâneos.

Ontem, nova pesquisa da Sensus mostra um empate técnico entre Dilma (35,7%) e Serra (33,2%), com margem de erro de 2,2%. Isso significa que a eleição está definida? Não. Mas confirma que Dilma cresce quando gruda no presidente Lula nos palanques e na televisão. Seus erros e gafes cometidos depois que deixou a Casa Civil foram superestimados por cronistas e analistas políticos — entre os quais me incluo — e pela oposição.

Nenhum comentário: