Blog do Paraíso: Se quiser vencer a eleição para governador, o PT-DF tem que trocar de candidato

sábado, 29 de maio de 2010

Se quiser vencer a eleição para governador, o PT-DF tem que trocar de candidato

Tudo indica que o PT-DF não conseguirá eleger um governador para Distrito Federal nas eleições deste ano.

Antes mesmo de começar a campanha, o candidato escolhido pelos petistas, o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz, já foi alvejado por várias notícias de corrupção.

Primeiro vieram as notas sobre a participação de Agnelo na exibição de vídeos de políticos recebendo propinas. Depois foram a suposta compra irregular de uma casa e a invasão de um terreno no Lago Sul. Agora vêm as informações do relatório da Polícia Civil sobre a Operação Shaolin que levanta a suspeita de que o ex-ministro teria recebido 256 mil desviados do programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte.

O PT-DF, em vez de trocar de candidato e mostrar para a sociedade a disposição de limpar Brasília, tenta convencer que Agnelo é vítima de uma conspiração dos adversários, entre eles, o governador cassado José Roberto Arruda (DEM-DF) e o ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF).

Desconfio de que as notícias de corrupção contra Agnelo Queiroz não são armação dos adversários. Se fossem, elas viriam à tona no período eleitoral ou no auge da campanha.

Mas, se eu estiver errado e as notícias de corrupção contra Agnelo forem mesmo armação dos adversários, isso quer dizer que a situação do pré-candidato petista está preta. Quer dizer que no auge da campanha o pior virá contra o ex-ministro. Os adversários não são tolos a ponto de gastar toda a munição na pré-campanha. Logo, as recentes notícias de corrupção envolvendo o nome de Agnelo Queiroz deveriam acender um sinal amarelo dentro do PT-DF.

Como se não bastasse a ficha suja de Agnelo, o PT-DF ainda articula uma aliança com o PMDB-DF que já foi de Joaquim Roriz. Atualmente, o PMDB-DF possui três deputados distritais. Todos suspeitos de receberem o mensalão do DEM-DF, supostamente chefiado por Arruda.

A eventual aliança do PMDB-DF com o PT-DF poderá fazer do deputado federal peemedebista Tadeu Filippelli o candidato a vice-governador na chapa de Agnelo Queiroz. O problema é que o denunciante do mensalão do DEM-DF, Durval Barbosa, revelou que existe um áudio que comprova um suposto pagamento mensal de 1 milhão de reais para Filippelli.

Com esses candidatos na chapa para a eleição majoritária, o PT-DF não poderá usar o discurso da ética em sua campanha para combater seu principal adversário, o ex-governador Roriz.

A eventual aliança com o PMDB-DF não seria uma boa estratégia. A escolha de Agnelo Queiroz para ser o pré-candidato petista a governador do DF foi um erro. Errar é humano. Persistir no erro é burrice.

Nenhum comentário: