Blog do Paraíso: Deputados aprovam cassação de mandato de Eurides Brito

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Deputados aprovam cassação de mandato de Eurides Brito

(texto publicado no Correio Braziliense)

O pedido de cassação do mandato da deputada Eurides Brito (PMDB) foi aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Ética da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), durante reunião extraordinária nesta manhã de quinta-feira (27/05). Os integrantes também rejeitaram o requerimento de Eurides que pedia a suspensão do processo de quebra de decoro parlamentar contra ela. Eles entenderam que a deputada deve continuar afastada enquanto o processo é concluído.

Agora, cabe à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisar a constitucionalidade da decisão dos deputados e a legalidade das investigações feitas pela Comissão de Ética, sobre o envolvimento de Eurides Brito no suposto esquema de distribuição de proprina no Governo do Distrito Federal (GDF).

Estiveram presentes os deputados Raimundo Ribeiro (PSDB), Batista das Cooperativas (PRP), Paulo Roriz (DEM), Érika Kokay (PT) e o presidente da comissão, Aguinaldo de Jesus (PRB).

Tramitação

O pedido de cassação de mandato será analisado pela CCJ da Câmara e poderá ser apreciado em um prazo de cinco sessões ordinárias, assim como estabelecido na Comissão de Ética. Entretanto, segundo a assessoria de imprensa da deputada Érika Kokay (PT), o pedido pode ser analisado em apenas uma sessão, como foi o caso da Comissão de Ética, que se reuniu pela primeira vez hoje para decidir se aprovava ou rejeitava a cassação de Eurides.

Depois de passar pela Comissão de Constituição e Justiça segue para o Plenário da Casa, que dará a decisão final, na forma de projeto de resolução.

Nenhum comentário: