Blog do Paraíso: PCdoB-DF pode entrar em crise

sábado, 22 de maio de 2010

PCdoB-DF pode entrar em crise

O provável acordo firmado entre o PT-DF, o PDT-DF, o PSB-DF e o PCdoB-DF que garantirá a candidatura do advogado Messias de Souza a deputado federal está desagradando alguns militantes comunistas.

Em outubro de 2009, quase um mês antes da operação Caixa de Pandora da Polícia Federal, os dirigentes do diretório regional do Partido Comunista do Brasil realizaram uma conferência que tomou diversas decisões. Dentre elas, a composição de uma chapa única com 48 candidatos a deputados distritais e dois a deputados federais.

Os candidatos a deputados federais seriam o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do DF, Cláudio Avelar, e o presidente das Ligas de Esporte dos Condomínios do DF, Carlos Daliga.

Mas, após a revelação do mensalão do DEM, o PCdoB-DF tomou algumas medidas que não foram previstas na conferência. O partido lançou a candidatura de Messias de Souza a governador. Em seguida, retirou e articula um acordo com o PT-DF, o PDT-DF e o PSB-DF para consolidar somente uma candidatura a deputado federal. E não seria de Cláudio Avelar ou de Carlos Daliga, mas, sim, de Messias.

Se o acordo se consolidar, Cláudio Avelar e Carlos Daliga prometem ir ao estremo, o que pode causar uma crise interna no PCdoB-DF.

Nenhum comentário: