Blog do Paraíso: A solução para o passe livre

terça-feira, 25 de maio de 2010

A solução para o passe livre

Os três poderes do Distrito Federal (DF) podem estar contaminados com supostos mensaleiros. É evidente a institucionalização da corrupção. A impressão é a de que nenhum serviço funciona sem ter roubo de dinheiro público por trás. Veja o caso do passe livre dos estudantes que é hoje um verdadeiro “samba do crioulo doido”.

Contratada sem licitação, a empresa Fácil, que administra o passe livre, sempre foi motivo de dor de cabeça para o usuário de transporte público. Desde a era Arruda, há tempos o governo ameaça suspender o contrato com a empresa e nada acontece.

Também contratadas sem licitação, as empresas de ônibus, cujos proprietários são donos da Fácil, não deveriam receber nenhum dinheiro para transportar os estudantes. Mas o Governo do Distrito Federal (GDF) é o responsável por pagar, por cada aluno, o preço integral das passagens, muitas no valor de até três reais. Sabe lá Deus quanto cada deputado distrital mensaleiro recebeu para deixar a lei do passe livre uma verdadeira despesa para o GDF.

O mais correto a ser feito seria a extinção da Fácil, após uma profunda auditoria nos seus contratos. Em seguida, a imediata realização de licitação para contratação de empresas de ônibus. Uma das clausulas do contrato seria o transporte obrigatório e gratuito de estudantes, devidamente uniformizados, identificados com documento com foto e com o cartão de presença em sala de aula.

O passe livre para estudantes deve ser visto como uma política pública de incentivo a educação de crianças e jovens. É um benefício nobre que visa cuidar do futuro do país. Passe livre não apenas para o caminho da escola, mas para os teatros, cinemas e bibliotecas. Enfim, passe livre para a cultura.

Somente um interventor apartidário, técnico, ético e sem rabo preso poderia tomar tais medidas.

Nenhum comentário: