Blog do Paraíso: Passe Livre sob Ameça no DF

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Passe Livre sob Ameça no DF

O passe livre, uma conquista dos estudantes do Distrito Federal (DF), está sob ameaça.

Depois de anos de luta e muitos protestos, foi sancionada em 14 de janeiro pelo ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEM-DF) a lei que cria o passe livre no DF. Agora ela pode ser transformada em outra e deixar de existir. Somente os estudantes com renda familiar bruta de até três salários mínimos continuarão com o benefício que deveria ser para todos os alunos.

Na quinta-feira (13), o governador biônico do DF, Rogério Rosso (PMDB-DF), enviou um projeto de lei com esse objetivo.

E tudo por quê? Por causa da confusão causada pela empresa Fácil, o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Câmara Legislativa, formada, na grande maioria, por parlamentares suspeitos de receberem o mensalão do DEM. Quando a lei do passe livre foi aprovada, a previsão era de um investimento de 50 milhões de reais em 2010. Em três meses, de fevereiro a abril, mais de 27 milhões já foram usados. De quem é a culpa? Dos deputados, a maioria mensaleiros, que calcularam mal? Ou do GDF? Ou seria uma má gestão da Fácil?

A única certeza é de que os estudantes, coitados, mais uma vez pagarão o pato.

Ainda bem que o Tribunal de Contas do Distrito Federal fará uma auditoria nos contratos do GDF com a Fácil, controlada por alguns donos de empresas de ônibus.

Nenhum comentário: