Blog do Paraíso: A incompreensível lógica do PT-DF

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A incompreensível lógica do PT-DF

Confesso a todos vocês que até agora não consigo entender qual foi a lógica que norteou o PT-DF a tomar, no final de semana passado, a decisão de fazer aliança com o PMDB-DF e de ceder as duas vagas de candidatos ao senado para aliados.

Nada contra a deliberação dos 350 delegados eleitos democraticamente, em 2009, no Processo de Eleições Diretas, o tal PED do PT.

Só não consigo entender o que faz a cúpula petista acreditar que o PMDB-DF fará parte da chapa do PT-DF. A vaga de candidato a vice-governador? Há, há, há!

O PMDB-DF tem hoje todas as condições de lançar candidatura própria. O PMDB-DF está no governo; tem três deputados distritais; e, não podemos esquecer, é do PMDB-DF o deputado federal do DF mais bem votado nas últimas eleições. Em 2006, Tadeu Filippelli teve 129 mil 771 votos.

O segundo deputado federal do DF mais bem votado foi Alberto Fraga (DEM-DF), que teve 95 mil 514 votos. Não é à toa que deseja sair candidato a governador pelo DEM.

Ah! E o terceiro deputado federal mais bem votado? Alguém lembra? Acertou quem disse o petista Geraldo Magela, que, mesmo depois de ficar quatro anos no ostracismo, após a derrota para Joaquim Roriz (PSC-DF) em 2002, teve 87 mil 649 votos.

Embora tenha um bom resultado, Magela, coitado, foi vítima da incompreensível lógica que norteou a decisão dos 350 delegados petistas. Ao ceder as duas vagas para os partidos aliados, os delegados avalizaram a candidatura de Cristovam Buarque (PDT-DF) e de Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) para o Senado Federal.

Cristovam Buarque foi eleito senador pelo PT-DF. Saiu do partido já nos primeiros anos do mandato que serviu para fazer oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até agora, ele não manifestou publicamente apoio a candidatura de Dilma Rousseff para presidente da República. Quer dizer, apoiar a reeleição de Cristovam é o mesmo que apoiar um demotucano.

Já Rodrigo Rollemberg foi aliado do governo nos últimos anos, mas seu nome é mais fraco do que o do Magela para a disputa majoritária. São os números que comprovam isso. Enquanto o petista foi o terceiro deputado federal do DF mais bem votado, Rollemberg foi o último. Obteve somente 55 mil e 917 votos nas eleições de 2006.

Só quero ver onde o PT-DF pretende chegar com esta incompreensível lógica.

2 comentários:

Marco Antonio Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Roberto Paraíso disse...

Há, há, há! Grande, Marco Antônio.

Não precisava ter apagado o comentário.

Aqui é um espaço livre e democrático.

Sua opinião é bem-vinda.