Blog do Paraíso: Seu Chico está salvo

terça-feira, 18 de maio de 2010

Seu Chico está salvo

Ex-fiel eleitor de Roriz, hoje não tem candidato

Francisco Gonçalves Nascimento, mais conhecido por “seu Chico”, de segunda-feira a sexta-feira, acorda cedo. Pega uma barraca ambulante e sai empurrando até a esquina que fica próxima a sua casa. Lá, abre a barraca e pendura alguns pacotes de salgadinhos. Seu Chico espera seus clientes passarem. São crianças, jovens e adolescentes que vão para a escola.

“Os que compram mais são os menorzinhos, que fazem birra para a mãe e que vão atrasado”, seu Chico informa. Além de salgadinhos, ele vende balas, doces e chicletes. Foi uma forma que encontrou para complementar sua renda. Francisco Gonçalves Nascimento é aposentado. Barba e cabelos grisalhos comprovam. Sua idade também. Ele tem 56 anos. Aposentou-se por invalidez, após sofrer um acidente de trabalho. Não tem o ensino fundamental completo, mesmo assim, era bombeiro hidráulico, eletricista e pedreiro.

Assim como milhares de moradores do Distrito Federal (DF), seu Chico ganhou, na época do governo de Joaquim Roriz (PSC-DF), um lote para morar. Até poucos dias, ele era eternamente grato a Roriz.

Era!

Foi muito difícil convencer seu Chico de que seu lote não foi de graça e que já estava pago com os impostos cobrados pelo governo do DF durante as duas últimas décadas. Travei inúmeros debates com o aposentado. Debates acalorados. Seu Chico defendia Roriz com unhas e dentes. Houve momentos que se exaltou. Tive até medo. Vi a hora dele pular em cima de mim e apartar o meu pescoço. Mas sei que seu Chico jamais faria isso. Francisco Gonçalves Nascimento é uma pessoa muito humana e racional.

Após os debates, eu saía sempre desanimado. Para mim, seu Chico era um caso perdido. Decidi deixá-lo de lado e não tentar convencê-lo a nunca mais votar em Roriz.

Mas o tempo passou e recentemente veio a surpresa. Seu Chico assimilou os meus argumentos e chegou à conclusão de que não seria uma boa ideia votar em Roriz, que governou o DF por 14 anos em quatro mandatos diferentes.

Hoje seu Chico é um cidadão crítico e questionador. “Que democracia é essa onde a gente é obrigado a votar?”, indaga. Desencantado com as inúmeras notícias de corrupção, o aposentado disse que vai esperar a campanha começar para avaliar em quem votará. Ele não tem candidato. Espera ainda escolher um. E com minha ajuda.

Leia também:

2 comentários:

wilson Barbosa Afavél disse...

Até que fim esse senhor abriu os olhos, como ele muitos ficaram na iguinorança fazendo com que o usurpador fosse eleito.
Digo isso porque em 2002 eu compactuei com sua vitória;
obs;Sei que cometi uma burrada,mas logo mim dei conta do erro que cometir. Ao contrarío do seu CHICO que passou 14 anos para enchergar diate do nariz;
*(Pôr seu CHICO o senhor demorou demais para se tocar)*.

Fernando Serra disse...

Seu Chico é mais um de vários que descobriram as falcatruas do seu ex candidato. A cada dia que passa as pessoas vão tomando consciência e vendo a destruição que Roriz deixou no DF. Fora Roriz, não queremos mais vc por aqui.