Blog do Paraíso: Diga com quem andas, que te direi quem és

domingo, 9 de maio de 2010

Diga com quem andas, que te direi quem és

O mandato de Leonardo Bandarra como chefe do Ministério Público do Distrito Federal termina em julho e a classe elege no dia primeiro de junho uma lista tríplice com os preferidos dos promotores e procuradores para a sucessão. A decisão final é do presidente Lula. As candidaturas ainda não são oficiais. Mas os nomes cotados para a disputa são os dos procuradores Eduardo Albuquerque, Eunice Carvalhido e dos promotores Carlos Alberto Cantarutti, Diaulas Ribeiro, Maurício Miranda e Mauro Faria de Lima.

Chama muita atenção no Ministério Público a candidatura de Diaulas Costa Ribeiro, o mais controversos dos promotores e candidato de Leonardo Bandarra, procurador citado no inquérito que investiga o Mensalão do DEM. Antes da crise deflagrada na Caixa de Pandora, Diaulas era tido como certo que seria o candidato mais votado pelos Promotores de Justiça. Além de contar com o apoio de Leonardo Bandarra, ele significa o continuísmo da gestão do atual Procurador Geral.

Fora do Ministério Público, Diaulas era o candidato preferencial de ninguém menos do que o ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEM-DF) e do deputado federal Augusto Silveira de Carvalho (PPS-DF).

Diaulas, em 2009, se notabilizou por criar uma grande confusão ao se meter - sempre em favor da Secretaria de Saúde - nas questões relacionadas ao PROSUS, cujo titulares são Cátia Gisele Martins Vergara e Jairo Bisol.

A ligação com Arruda e Augusto Carvalho se tornou nítida quando Diaulas participou junto com Arruda e Augusto Carvalho do anúncio de investimentos em UTI's, anúncio que, posteriormente, ficou conhecido como o "Embuste dos Kits".

As eleições de 2010, para formação da lista tríplice, será uma ótima oportunidade para que os próprios Promotores de Justiça apresentem uma resposta à sociedade, se desejam a manutenção das relações políticas entre o Governo e o MPDFT.

Diaulas ainda se destacou em 2009 por ter sido rejeitado pelo Senado Federal para ocupar a vaga de Conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público.

Muitos políticos - não de forma assumida - rezam pela eleição de Diaulas. Arruda e Augusto Carvalho estão entre tais políticos. Agora resta saber se a proximidade com Arruda e Augusto Carvalho destruirá as pretensões de Diaulas, que já disputou a indicação dos colegas, sem sucesso, em inúmeras oportunidades.

Nenhum comentário: