Blog do Paraíso: Deputados e senador opinam sobre construção do Noroeste

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Deputados e senador opinam sobre construção do Noroeste

O que têm a dizer os representantes do povo, eleitos na eleição passada, sobre a construção do bairro Noroeste? No final da manhã desta sexta-feira, este blogueiro entrou em contato com 25 políticos eleitos pelo povo do Distrito Federal para ocupar cargos de senadores e de deputados federais e distritais. Por meio da rede social e micro blog chamado de twitter, foi feito para os políticos a seguinte pergunta: “o setor #Noroeste vai destruir uma área indígena, reconhecida por estudo antropológico. O(a) senhor(a) é a favor do #Noroeste? Pq?”.

Até o presente momento, de 17 deputados distritais, cinco deputados federais e dois senadores, somente cinco políticos responderam a pergunta: o senador Rodrigo Rollemberg (PSB), a deputada federal Érika Kokay (PT) e os distritais Liliane Roriz (PRTB), Arlete Sampaio (PT) e Cláudio Abrantes (PPS).

O senador Rodrigo Rollemberg usou dois tweets para dar a resposta à pergunta. No primeiro, informou que estava indo para o Noroeste, no final da manhã, quando aconteceu no local uma conversa entre os donos das empresas imobiliárias, o governo e os índios – não foi questionado se o senador participou das negociações. Na segunda mensagem, Rollemberg afirmou que não era contra a construção do novo bairro, mas acreditava num acordo que manteria a área de preservação ambiental.

Também em duas mensagens, a deputada federal Érika Kokay informou que esteve no Santuário dos Pajés para averiguar denúncias, realizou diligências pela Comissão de Direitos Humanos (CDHM) e que está trabalhando para que Santxiê e a comunidade do Santuário não saiam de lá.

Em três tweets, a deputada distrital Liliane Roriz disse que é contra qualquer desrespeito ao projeto original de Brasília e que a construção do bairro Noroeste não seria ideal, mas a fase de discussão do projeto já passou. “Mas serei contra a invasão de áreas comprovadamente indígenas”, afirmou Liliane Roriz, filha do ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF) que não autorizou o empreendimento imobiliário no seu governo, mesmo depois de a proposta ter sido apresentada para ele.


Já os distritais Arlete Sampaio e Cláudio Abrantes responderam fazendo perguntas. Arlete disse que defende o território indígena e perguntou se a construção do Noroeste era irreversível.

O distrital Cláudio Abrantes escreveu algo incompreensível no início da mensagem que dá a entender que ele queria dizer “não dá dó isso”. Em seguida, ele perguntou se o Noroeste seria mesmo uma eco vila.

2 comentários:

nmnardi disse...

Eu não tenho (nem quero ter) twitter. Mas poderiam perguntar se eles comprarão (ou já compraram) um imóvel no Noroeste. Exigindo respostas "Sim" ou "Não". Isso evitará respostas obvias como "defenderei a terra comprovadamente indígena", que significa "to poco me £u&#n&0 p área de mata, vou falar só o que é meu dever legal"

José Roberto Paraíso disse...

Acredite, tentei arrancar uma resposta objetiva dos deputados. O primeiro político a ser questionado por mim foi a deputada distrital Liliane Roriz. Na tentativa de obter uma resposta objetiva, fiz três vezes a mesma pergunta, de maneira diferente, inclusive, uma delas exigia as respostas "sim" ou "não". Mesmo assim, a distrital respondeu da maneira que foi postado nesta matéria. Depois dessa tentativa frustada, percebi que o mesmo poderia acontecer com os demais políticos, por isso, desisti de tentar arrancar uma resposta objetiva e fiz apenas uma pergunta para eles. Em seguida, coloquei a resposta, sem replicá-las. Bom... Mas, contudo, agradeço a sua observação. Abraços.