Blog do Paraíso: Câmara aprova 30 projetos de parlamentares

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Câmara aprova 30 projetos de parlamentares

(texto publicado no site da CLDF)

Em uma sessão sem pronunciamentos na tribuna, os deputados distritais aprovaram nesta terça-feira (25) 30 projetos de lei de autoria dos próprios parlamentares, em redação final. O acordo negociado entre eles garantiu a aprovação tranquila, por unanimidade, de muitas outras proposições que constavam da Ordem do Dia como requerimentos, projetos de decreto legislativo e moções.

O primeiro projeto aprovado, em votação simbólica, foi o PL 249/2011, do deputado Patrício (PT), que institui a Semana Distrital da Educação Infantil, que recebeu duas emendas de Plenário. Segundo a proposta, aquela Semana incluirá sempre o dia 25 de agosto.

Entre os projetos aprovados há muitas proposições que beneficiam deficientes físicos, consumidores e as chamadas minorias. Por iniciativa do deputado Aylton Gomes (PR), foi aprovado, por exemplo, o projeto de lei 825/2008, que garante normas de proteção e segurança dos consumidores em estacionamentos públicos.

A criação do Procon eletrônico, uma proposta do deputado Benício Tavares (PMDB), foi confirmada com a aprovação, em redação final, do projeto de lei 308/2007. Já o deputado Chico Leite (PT) conseguiu a aprovação, por consenso, do projeto de lei 1.419/2009, que assegura a gestantes, idosos, mães com crianças de colo e pessoas com obesidade mórbida atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

De acordo com o que prevê o projeto de lei 168/2011, de iniciativa da deputada Rejane Pitanga (PT), os travestis e transexuais conquistam o direito de serem chamados pelo seu nome social em órgãos públicos do DF. A proposição foi aprovada em redação final.

Nenhum comentário: