Blog do Paraíso: O valor do diploma de jornalista

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O valor do diploma de jornalista

Por Flávio Porcello, professor de Jornalismo da UFRGS
(texto publicado no jornal Zero Hora)

O curso de Jornalismo é o terceiro mais disputado no Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A densidade média – número de candidatos por vaga – é de 16,62, atrás apenas da Medicina, com o recorde histórico de 51,88, e da Psicologia (noturno), com 18,50 candidatos por vaga. É uma excelente notícia a ser festejada por professores, alunos e, principalmente, pela sociedade. O Superior Tribunal Federal cometeu um erro grosseiro ao abolir a exigência do diploma de conclusão do curso superior em Jornalismo. Escrever bem, conhecer as técnicas e reproduzir rotinas produtivas aprende-se em algumas lições, mas são recursos insuficientes para formar um jornalista. Para exercer o bom jornalismo com ética e precisão, é preciso estudar muito.

Na universidade se constrói o saber, é o lugar onde se compreende o mundo em toda a sua complexidade. No curso superior de Jornalismo, além das técnicas, o aluno aprende a descobrir entre todos os fatos que acontecem a todo momento em todos os lugares, aqueles que vão virar notícia. Seja notícia boa, seja notícia ruim. O jornalista deve saber contar em detalhes e com precisão aquilo que as pessoas precisam saber. Mais do que em nossas casas, as notícias que a imprensa traz entram em nossas vidas e nos ensinam a aprender com o passado a construir o nosso futuro. Jornalista é o profissional preparado para achar a notícia onde ela estiver e qualificado para saber contá-la às pessoas.

O interesse dos estudantes em disputar vaga no concorrido vestibular de uma universidade de excelência como a UFRGS é uma resposta da sociedade à exigência do diploma. Se o STF errou, os legisladores – eleitos democraticamente pelo povo – estão fazendo o possível para consertar o erro. Nesta quarta-feira, dia 19, será empossada a mesa diretora da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Exigência do Diploma de Jornalista. Já tramitam dois projetos de emenda à Constituição – a PEC 33/09 no Senado e a PEC 386/09, do deputado Paulo Pimenta, na Câmara dos Deputados – e a Frente busca agilizar o andamento desses projetos, que já têm o apoio de 270 parlamentares.

Os alunos que estão estudando para passar no vestibular 2012 da UFRGS, os que cursam e os que já se formaram, todos, orgulhosamente, queremos exibir nossos diplomas de jornalistas. É um documento de muito valor, sem dúvida um certificado de autenticidade às informações que a sociedade quer receber destes profissionais.

Nenhum comentário: