Blog do Paraíso: Diante do jogo sujo do jornalismo brasileiro, da corrupção e da impunidade, o Blog do Paraíso dá tchau

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Diante do jogo sujo do jornalismo brasileiro, da corrupção e da impunidade, o Blog do Paraíso dá tchau

O jornalismo tem várias definições. Uma delas diz que é a arte de conquistar mentes e corações. Conquistar mentes e corações é subjetivo, parcial e dependente. Assim é o jornalismo no Brasil, terra sem lei para os meios de comunicação. Nem sequer a Constituição é cumprida. No Brasil, só é notícia aquilo que é de interesse para o dono do jornal. Se é de interesse para o dono do jornal derrubar um ministro, suspeitas de corrupção viram notícias. Mas, se não é do interesse do dono do jornal derrubar um cartola do futebol, a apresentação de provas numa comissão do Senado não rende sequer uma linha.

Exemplos práticos acontecem quase todos os dias na imprensa brasileira. Nesta quarta-feira, 26 de outubro, o Jornal Nacional da TV Globo dedicou três minutos e 22 segundos para noticiar a saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte, isso depois de dar ampla cobertura para as denúncias de corrupção envolvendo o nome do ministro nos últimos 11 dias.

Na mesma edição do telejornal, contudo, nada foi dito sobre a ida do repórter da rede britânica BBC, Andrew Jennings, à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Um jornalista do Jornal Nacional chegou a falar ao vivo do Congresso Nacional, mas foi para noticiar a respeito da votação de um projeto que pretende criar a Comissão da Verdade, com objetivo de investigar violações de direitos humanos no Brasil. Um assunto muito importante, mas não mais importante do que a presença de Andrew Jennings no Senado.

O repórter da BBC compareceu ao parlamento brasileiro para reafirmar suas acusações contra o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, o ex-presidente da Fifa João Havelange, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. De acordo com o Jornal da Record, concorrente do Jornal Nacional, Andrew acusa os cartolas de terem recebidos mais de 100 milhões em propina.

A participação de Ricardo Teixeira na organização da Copa do Mundo de 2014 é tão importante quanto seria a participação de Orlando Silva. A divulgação das notícias de corrupção fez Orlando deixar o cargo, o mesmo poderia acontecer com Ricardo, mas parece que essa não é a vontade dos donos do telejornal da Globo.

A explicação para esse interesse pode ser encontrada também em notícias divulgadas pelo telejornal da emissora concorrente da Globo, a TV Record, do Bispo Edir Macedo. De acordo com as notícias (veja os vídeos clicando aqui aqui), empresas ligadas as Organizações Globo e a própria TV Globo teriam negócios lucrativos com a participação de Ricardo Teixeira.

Este é apenas um exemplo do padrão de qualidade do jornalismo brasileiro. Exemplo que pode ser encontrado em outros meios de comunicação, como alguns jornais impressos de Brasília que não noticiaram praticamente nada referente a suspeita de envolvimento do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), no suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte.

Quando os veículos locais de comunicação se omitem, os brasilienses podem recorrer aos blogs e às redes sociais, ou aos meios de comunicação de expressão nacional.

Este blog tem o propósito de mostrar aquilo que não é mostrado pelos jornais locais e, até mesmo, nacionais, além de reproduzir matérias noticiadas por diferentes meios, correndo o risco de ser manipulado juntamente com toda a sociedade. É por esta e outras razões que as atualizações deste blog já foram suspensas duas vezes – uma em 2008 e outra no início deste ano de 2011.

E, agora, mais uma vez este blogueiro pede desculpa aos seus leitores e suspende as atualizações do Blog do Paraíso por tempo indeterminado, podendo retornar as atualizações a qualquer momento, com informações de interesse público.

As atualizações são suspensas para não participar do jogo sujo do jornalismo brasileiro e por causa da fadiga causada diante de tantas notícias de corrupção, seguida pela impunidade dos envolvidos e, consequentemente, pela continuidade das mesmas práticas corruptas pelos mesmos atores de sempre, travestidos por novas personalidades.

O Blog do Paraíso dá um tchau, que pode ser um adeus ou um até logo.

Nenhum comentário: