Blog do Paraíso: Rodízio não resolve o problema do trânsito

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Rodízio não resolve o problema do trânsito

A medida é apenas um paliativo. A solução para os problemas do trânsito só virá com transporte público eficiente, moderno, abrangente e integrado

Chico Leite
(texto publicado no site Brasília247)

O rodízio não se revelou eficaz como medida de redução dos problemas do trânsito onde foi implantado. Foi o que ocorreu em São Paulo: os congestionamentos se intensificaram. E ainda trouxe resultado inesperado e indesejável: o aumento do número de pessoas que adquiriram mais um veículo, para driblar a proibição.

O que defendo para Brasília são medidas efetivas: licitação para oxigenar o sistema de transporte coletivo, investimentos em mobilidade – vias exclusivas para ônibus, ampliação do metrô, utilização de sistema de trem, ciclovias –, além da criação de oportunidades de emprego fora do Plano Piloto.

Esse foi o caminho adotado por grandes cidades que hoje são referência, como Amsterdã, Seul, Toronto e a nossa Uberlândia. Um caminho longo e difícil, que envolve muito trabalho, tempo, investimentos em transporte coletivo, planejamento e mudança de hábitos. Os graves e urgentes problemas do trânsito de Brasília não serão resolvidos com medidas paliativas.

Nenhum comentário: