Blog do Paraíso: Ministério da Justiça manda Funai sair da toca

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ministério da Justiça manda Funai sair da toca

Estudo antropológico que a fundação esconde diz que índios têm direito às terras, mas órgão continua se omitindo diante dos conflitos no Noroeste

Maryna Lacerda_Brasília 247 — A Fundação Nacional do Índio (Funai) vai ter que se manifestar sobre a disputa territorial no Noroeste travada, há dias, entre construtoras e a comunidade indígena que mora lá. Na tarde desta quinta-feira (13), o Ministério da Justiça — órgão ao qual a entidade é subordinada — recomendou à Funai e à Polícia Federal que se posicionem sobre o caso. A decisão foi acordada durante reunião entre índios e integrantes da pasta.

Segundo estudo antropolgico solicitado pela própria Funai, a área em disputa, que abriga o Santuário dos Pajés, deveria pertencer aos índios. Ainda assim, a terra foi loteada pela Terracap e comprada por construtoras, para a criação do Setor Noroeste. A Funai não divulga o estudo e recusa-se a falar sobre o assunto. O Brasília 247 teve acesso ao conteúdo do trabalho sonegado pela Funai. Agora, com a intervenção do Ministério da Justiça, o órgão incumbido da defesa dos indígenas terá que falar sobre o assunto.

Nenhum comentário: