Blog do Paraíso: O chefe da operação caixa 2 do PCdoB

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O chefe da operação caixa 2 do PCdoB

(texto publicado no site da revista Quid Novi)

A operação das ONGs dentro do Ministério do Esporte começou pelas mãos do doutor Rafael Barbosa, mentor intelectual do soldado 4 estrelas João Dias Ferreira e braço direito do Governador do DF Agnelo Queiroz, desde o início de sua carreira política como deputado distrital em 1990. Rafael, ao lado de João Dias, montou todo o esquema para abastecer o Caixa 2 do PC do B. Os donos do cofre, no escândalo das ONGs, eram Agnelo Queiroz e Orlando Silva.

Foi do dia 31 de março para 1º de abril de 2010 que o Delegado Giancarlos Zuliani, prendeu o grupo que operava a fraude nas ONGs em Brasília, durante a Operação Shaolin. A data escolhida lembrava a revolução de 64, onde os camaradas eram os alvos dos militares.

Numa busca e apreensão, no cofre da casa do soldado João Dias, o delegado Giancarlos Zuliani, encontrou farta documentação comprovando as fraudes nos convênios entre o Ministério do Esporte e ONGs montadas por dirigentes do PC do B, dentro do programa Segundo Tempo. Ali já aparecia o nome do hoje ministro dos Esportes, Orlando Silva de Jesus Junior, envolvido no desvio de recursos públicos.

O processo da Operação Shaolin está hoje na 12ª Vara de Justiça Federal sob os cuidados da juíza Pollyanna Kelly Martins Alves, conhecida como mão de ferro, por ter colhido depoimento do ex-presidente Lula e do então ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, no escândalo do Mensalão do PT.

Rafael Barbosa, hoje como secretário de Saúde do GDF, atuava e atua como o principal operador do Governador de Brasília Agnelo Queiroz em seus esquemas. Como anunciou a Revista Eletrônca Quidnovi, João Dias cobrou de Rafael a demissão do dirigente do Banco de Brasília, Manoel Tavares, responsável por abastecer o policial com R$ 1 milhão todos os meses.

Nenhum comentário: