Blog do Paraíso: Eis uma das provas que o ministro Orlando Silva exigia

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Eis uma das provas que o ministro Orlando Silva exigia

Documentos mostram recuo de Ministério do Esporte após pressão do denunciante

Depois de encaminhar à PM provas de irregularidades em convênios firmados por João Dias, ministério recuou para evitar que esquema fosse delatado

Gabriel Castro
(texto publicado no site da revista Veja)

Quando conversou com VEJA para rebater as acusações de que coordenava um esquema de corrupção no Ministério do Esporte, Orlando Silva negou ter cedido a qualquer pressão de João Dias, policial militar filiado ao PC do B que participou das fraudes e agora denuncia o esquema. Mas a verdade não é exatamente essa.

Documentos obtidos por VEJA comprovam que, em 2008, o ministério recuou após Dias ter ameaçado delatar os desvios na pasta. Como é Policial Militar, o integrante do PC do B estava ameaçado por uma sindicância interna da corporação, que apurava irregularidades em convênios que entidades ligadas a ele mantinham com o ministério.

A corporação pediu que a pasta de Orlando Silva desse detalhes sobre as irregularidades. Mas, depois de encaminhar à Polícia Militar documentos mostrando fraudes em convênios operados pelo soldado, a pasta pediu à PM desconsiderasse o material enviado anteriormente. O que aconteceu nos três dias de intervalo entre uma data e outra? Dias foi ao ministério pressionar para que a situação fosse revertida. Se o envolvido não tivesse nada que pudesse comprometer a cúpula do Esporte, o mais provável é que as ameaças fossem ignoradas. Mas o policial militar conseguiu o que queria.


Comentário deste blog: o ministro Orlando Silva clamava por provas. Eis aí uma importantíssima prova que poderia confirma parte da denúncia do policial militar João Dias. Os documentos obtidos pela revista Veja levantam algumas questões: se João Dias é um "bandido" e tem contas a prestar ao governo e à sociedade, por que o Ministério comandado à época pelo governador do DF Agnelo Queiroz (PT) e  Orlando Silva não deram prosseguimento as acusações? Por que eles recuaram e pediram para que a sindicância interna da PM desconsiderasse o material que acusava João Dias? Será que, conforme relata o denunciante, houve uma tentativa de acordo para o policial não abrir a boca?

Nenhum comentário: