Blog do Paraíso: É tempo de renovar

terça-feira, 27 de abril de 2010

É tempo de renovar

As eleições deste ano serão uma oportunidade para fazer uma total renovação na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Dos atuais 24 deputados distritais, três estão impedidos pela lei eleitoral de se candidatarem a reeleição. Outros seis deputados terão dificuldades para se reelegerem. Eles possuem fortíssimos indícios de participação no escândalo do Mensalão do DEM e deverão, portanto, convencer os eleitores que são inocentes. Sobrariam apenas 15 deputados aptos pela lei eleitoral e sem muita ligação ao Mensalão do DEM. O número, contudo, pode diminuir com a chegada do “rolo compressor” de Durval Barbosa, principal denunciante do escândalo de corrupção. Há suspeita de que somente um ou dois distritais não teriam recebido dinheiro sujo do esquema.

O deputado Geraldo Naves, que ficou preso durante dois meses na Papuda (um presídio do DF), não poderá se reeleger porque foi expulso de seu partido, o Democratas (DEM). Naves era suplente. Ele assumiu a vaga do ex-deputado Júnior Brunelli (PSC) que renunciou para não perder os direitos políticos. Brunelli ficou conhecido no país inteiro por causa da “oração da propina”.

Quem também está sem partido é o deputado do “cabelim”. Rogério Ulysses foi expulso do PSB poucos dias depois de ser alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora. Ele também foi citado por depoimento de Durval Barbosa e por gravação de conversa do ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEM), que falava sobre pagamento de mesada a políticos.

O terceiro deputado impedido pela lei eleitoral de se candidatar é o ex-governador interino Wilson Lima (PR). O atual presidente da Câmara Legislativa, confiante de que seria o vencedor da eleição indireta, não deixou o governo no prazo estabelecido pela lei. Agora, ele não poderá se candidatar a nenhum cargo eletivo.

Quanto aos demais deputados e políticos que poderão ser punidos pelo eleitor por causa dos indícios de corrupção, publico, a seguir, a foto e alguns dados a respeito deles. As imagens e as informações abaixo são do jornal Correio Braziliense.

Não merece seu voto:

Nenhum comentário: