Blog do Paraíso: Vox Populi contradiz Datafolha

domingo, 4 de abril de 2010

Vox Populi contradiz Datafolha


A recente pesquisa da Vox Populi contradiz a última pesquisa Datafolha, que já era contraditória, se comparada ao levantamento realizado pelo mesmo Datafolha, no mês anterior.

Encomendada pela TV Bandeirantes, a pesquisa Vox Populi revela que a candidata do presidente Lula, a ex-ministra Dilma Rousseff, está encostada, senão empatada, com o candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo José Serra. Com margem de erro de 2,2 pontos, segundo a Vox Populi, Dilma tem 31% das intenções de voto, enquanto Serra tem 34%.

Em 27 de março, a Datafolha revelou que José Serra havia subido impressionantes 9 pontos e Dilma, estabilizado. Um mês antes, o mesmo instituto, Datafolha, divulgou levantamento que apontava a aproximação da ex-ministra ao ex-governador de São Paulo. A pesquisa de março informou que Serra estava com 36% e Dilma, com 27%. Já o levantamento de fevereiro apontava o tucano com 32% e a petista, 28%.

“Que Dilma Rousseff parasse nos 28% ou 27% é compreensível. Deve ter havido uma pausa (ou interrupção definitiva, sabe-se lá) no empurrão que o prestígio do presidente Lula dá à sua candidata. Mas o que houve para que Serra subisse? Não vi nada no noticiário...”, escreveu em 28 de março, um dia após a divulgação da pesquisa contraditória, Clóvis Rossi, colunista do jornal Folha de S. Paulo, responsável por encomendar o estudo Datafolha.

Por adotar novos métodos no questionário, o Vox Populi recebeu críticas antes mesmo de divulgar a recente pesquisa, contudo, o levantamento do instituto ratifica os números divulgados pela Datafolha do mês de fevereiro.

A pesquisa Datafolha de março, que atribui impressionante subida de 9 pontos ao ex-governador de São Paulo, é estranha. Ficará mais estranha ainda se os demais institutos divulgarem levantamentos que confirmem os números da Vox Populi e da própria Datafolha do mês de fevereiro.

Nenhum comentário: