Blog do Paraíso: Ibope salva Datafolha

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ibope salva Datafolha

A recém-divulgada pesquisa do Ibope vem para salvar a credibilidade do Datafolha. Até poucos dias, o instituto de pesquisa do jornal Folha de S. Paulo era o único que apontava grande vantagem do candidato José Serra (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff.

Se o Ibope confirmasse o empate apontado pelo Sensus e pelo Vox Populi, seriam três grandes institutos com resultados diferentes dos apresentados pelo Datafolha.

Sem nenhuma explicação, em 27 de março, a Datafolha revelou que José Serra havia subido impressionantes 9 pontos e Dilma, estabilizado. Serra aparecia com 36% e Dilma, com 27% das intenções de votos.

Poucos dias depois, em 3 de abril, o Vox Populi divulgou que a vantagem do tucano não era tão grande assim. Segundo a pesquisa, com margem de erro de 2,2 pontos, Serra tinha 34% dos votos e Dilma, 31%.

Em 13 de abril, o instituto Sensus também contradisse o Datafolha e divulgou um empate entre o tucano e a petista. De acordo com o levantamento, Serra possuía 32,7% das intenções de voto, enquanto Dilma ficava com 32,4%.

Nesta quarta-feira (21), o Ibope apontou uma vantagem de 7 pontos de Serra sobre Dilma. Para o instituto, o tucano tem 36% das intenções de votos e a petista, 29%. Um alívio para o Datafolha que, em 17 de abril, havia divulgado nova pesquisa que confirmava a vantagem de Serra, mostrada no polêmico estudo de 27 de março.

Nenhum comentário: