Blog do Paraíso: Governador eleito do DF é cria de Roriz e de Arruda

domingo, 18 de abril de 2010

Governador eleito do DF é cria de Roriz e de Arruda

Advogado Rogério Rosso, do PMDB, ocupará o cargo até 31 de dezembro

"Não tenho problema em falar que fui do governo Roriz. Quero utilizar minha experiência nesses oito mesmo de governo", disse

FILIPE COUTINHO
GABRIELA GUERREIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
(Texto publicado na Folha de S. Paulo)

O advogado Rogério Rosso, do PMDB, foi eleito ontem novo governador do Distrito Federal. Integrante das duas últimas administrações, marcadas por acusações de corrupção, Rosso ficará no cargo até 31 de dezembro, cumprindo um mandato tampão.

Em uma disputa com diversas reviravoltas até minutos antes de a votação começar, 13 dos 24 deputados escolherem Rosso, num grupo de coalizão formado contra o governador interino e candidato à reeleição Wilson Lima (PR).

Rosso conseguiu apoio inclusive de parte do partido de Lima e do PTB, que também tinha candidato. A vitória em primeiro turno resultou de um acordo costurado entre aliados do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) contra Lima, candidato do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), favorito para a eleição direta de outubro.

A eleição foi convocada em março após a cassação por infidelidade partidária de Arruda, afastado do cargo desde fevereiro, quando foi preso por suposta tentativa de suborno. Como o vice Paulo Octávio (sem partido) também havia renunciado, o governo do DF ficou vago e a eleição foi convocada.

Apesar das diversas manobras, os 24 deputados distritais tinham como objetivo comum escolher um nome capaz de esfriar a crise no DF e evitar a intervenção federal.

Rosso é ex-presidente da Codeplan (Companhia de Planejamento do DF) no governo Arruda, órgão investigado por uma CPI na Câmara. O delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa, foi presidente do mesmo órgão durante a campanha de 2006 que elegeu Arruda. Segundo Barbosa, o esquema de desvio de dinheiro público começou na Codeplan.

O novo governador também foi administrador de Ceilândia, maior cidade-satélite de Brasília no governo Roriz, mas nega que sua ligação com os ex-governadores influenciará no seu mandato-tampão. "Não tenho problema em falar que fui do governo Roriz. Quero utilizar minha experiência nesses oito mesmo de governo."

Como primeira medida, Rosso promete analisar os cargos comissionados criados por Wilson Lima. Foram mais de 2.000 em quase dois meses.

Rosso afirmou que, com a sua eleição, a proposta de intervenção no DF deve ser descartada. "Espero que ele [o procurador-geral da República, Roberto Gurgel] tenha consciência de que a intervenção é o pior." A decisão cabe ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Um comentário:

Carla Beckes disse...

Mas tomara que o Roriz não tire proveito da situação. Aliás, tá todo mundo comentando que a vitória do Rosso foi um duro golpe nas pretensões de Roriz, que na verdade queria que o Wilson Lima continuasse no GDF.