Blog do Paraíso: Posto Comunitário de Segurança

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Posto Comunitário de Segurança

Uma ideia que não deu certo

“Bonitinho, mas ordinário”. É assim que são conhecidos os Postos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (DF). Uma invenção estúpida, ineficiente e cara. Um postinho de 50 metros quadrados pode sair por 60 mil reais. Se brincar, eles podem ter sido usados no grande esquema de arrecadação de propina instalado no DF.

Os Postos Comunitários são alvos de críticas não apenas dos policiais, conforme o texto abaixo. Os próprios moradores reclamam da ineficiência dos postinhos. Além de retirar o policial das ruas, os Postos trazem segurança somente para as casas próximas a ele. As demais ficam ao Deus dará.

Certa vez, o então governador do DF José Roberto Arruda (ex-DEM-DF) foi em Santa Maria, uma das muitas periferias de Brasília, inaugurar mais um Posto Comunitário de Segurança. Enquanto, numa quadra, acontecia o evento de inauguração, em outra quadra havia um tiroteio. Para não melar a inauguração, a Polícia Militar (PM), rapidamente, foi acionada.

O combate a criminalidade deve ser feita com polícia na rua, de segunda a segunda, 24 horas por dia. E não com PM sufocado pelo calor dos postinhos, tendo muitas vezes que procurar o que fazer, como ler uma revista, jogar palavras cruzadas ou lavar a própria viatura.

Nenhum comentário: