Blog do Paraíso: Água mais cara no DF

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Água mais cara no DF

Como se não bastasse a repetição, se nenhuma redução, do valor do IPVA pago em 2010, a conta de água vai ficar mais cara a partir desta terça-feira, 1º de março. O consumo mínimo residencial, equivalente a 10 metros cúbicos, que antes custava 15 reais e 90 centavos, vai ficar por 17 reais – aumento de um real e 10 centavos.

Aprovado nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, pela agência reguladora de águas do Distrito Federal (Adasa), o reajuste representa um aumento de 7,23% na conta de água - 1,32% acima da inflação. De acordo com a Adasa, a porcentagem acima da inflação será usada para cobrir despesas da Caesb, como o bônus-desconto concedido aos consumidores que economizaram água nos últimos 18 meses.

Ora. Se houve economia de água, pela lógica, há redução nos serviços prestados pela Caesb e, consequentemente, redução de gastos da companhia. Logo, não haveria necessidade de um reajuste acima da inflação na conta de água para cobrir o pagamento de bônus.

Como todos podem ver, para aumentar imposto acima da inflação, há sempre uma desculpa técnica, mas, para aumentar salário ou abaixar cargas tributárias, nunca há (pelo menos não é divulgado) um argumento técnico, convincente e favorável.

Nenhum comentário: