Blog do Paraíso: Mídias sociais no Brasil são pautadas por mídias tradicionais, diz estudo

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mídias sociais no Brasil são pautadas por mídias tradicionais, diz estudo

(texto publicado no site TI Inside Online)

As mídias sociais no Brasil são completamente pautadas pelas mídias tradicionais, mas a recíproca ainda não é verdadeira. A conclusão é de um estudo qualitativo conduzido pela agência de marketing JWT Brasil, que comparou a repercussão de assuntos veiculados pelas revistas Veja e Época e o Jornal Nacional, da TV Globo, com dados do Facebook, Google e Twitter durante o ano passado.

De acordo com o diretor de estratégias digitais da JWT, Patrice Lamiral, o fenômeno acontece, principalmente, porque os dois tipos de mídia têm "vocações" diferentes. Enquanto os veículos de imprensa, que representam as mídias tradicionais, exercem um trabalho de curadoria de informações, ou seja, escolher o que vale a pena ser noticiado, as mídias sociais têm o papel de discutir esses assuntos e abrir espaço para que todas as pessoas possam conversar sobre eles.

Cris Dias, também da JWT, completa afirmando que as chamadas mídias tradicionais hoje funcionam como fontes de informações brutas, sem reflexão, enquanto as mesmas informações são encontradas nas mídias sociais, mas com mais intensidade.

Nenhum comentário: