Blog do Paraíso: CLDF lança Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana Sustentável

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CLDF lança Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana Sustentável

(texto publicado no site da CLDF)

"Uma lógica de ruptura". Assim o deputado Joe Vale (PSB) definiu o objetivo que ele busca alcançar com outros deputados e representantes do governo e da sociedade civil, com o lançamento, hoje (23), da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana Sustentável.

Segundo o deputado, a frente terá um enorme desafio, a começar pelo fato de que "Brasília foi planejada para os automóveis". Joe Valle criticou também o que chamou de "sucessão de equívocos nos planejamentos urbanos realizados na cidade". O parlamentar disse ainda que se a frente conseguir realizar pequenas mudanças já será um avanço para a sociedade.

O professor da Faculdade de Arquitetura da UnB, Benny Schvasberg, no entanto, depois de dura manifestação sobre a gestão urbana de Brasília, avisou que "não vê saídas razoáveis" para os problemas da cidade, especialmente diante do que consta na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) enviada pelo governo à Câmara, que, segundo o professor, não "dialoga com o conjunto metropolitano".

Seguindo a mesma linha, o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil/DF (IAB/DF), Paulo Henrique Paranhos, apontou alguns indícios da falência urbana da cidade, detendo-se na adoção, segundo afirmou, de um "sistema ultrapassado de mobilidade", representado pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Segundo Paranhos, o VLT não é adequado para o traçado urbanístico da capital.

O diretor-superintentente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Contreiras Dourado, concordou integralmente com os demais oradores, afirmando que "Brasília está na UTI, sufocada, paralisada" e que o modelo de mobilidade urbana da cidade é "esquizofrênico". Para ele, o trem é uma alternativa para o transporte a longas distâncias, prometendo colocá-lo como opção de mobilidade, a começar pela reativação do trecho Brasília/Luziânia.

Nenhum comentário: