Blog do Paraíso: Perguntas sem respostas ainda rondam o 11 de Setembro

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Perguntas sem respostas ainda rondam o 11 de Setembro

Dez anos depois, cientistas pedem nova investigação sobre os ataques que deixaram quase 3 mil mortos em Nova York, Washington e Pensilvânia

Marsílea Gombata, iG São Paulo

Dez anos depois, o 11 de Setembro ainda está envolto em mistérios, explicações que não satisfazem a todos e muitas perguntas sem respostas. Em meio a diversas teorias que levantam a possibilidade de os ataques terem sido um plano arquitetado pelas autoridades americanas - pelo fato de as ações coordenadas terem sido lançadas por terroristas sem grandes conhecimentos técnicos e de o então presidente George W. Bush (2001-2009) ter tido pressa em invadir o Afeganistão menos de um mês depois -, acadêmicos e especialistas se baseiam em evidências científicas para pedir uma nova investigação dos atentados terroristas.

Entre os grupos que refutam a versão oficial do governo americano, de que o 11 de Setembro foi arquitetado e executado pela rede Al-Qaeda do saudita Osama bin Laden, há centenas de civis, físicos, engenheiros, militares, pilotos e até mesmo sobreviventes.

O principal ponto de discórdia entre o governo e os insatisfeitos com a versão oficial refere-se ao colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC), em Nova York. Enquanto autoridades afirmam que os prédios caíram pelo impacto dos aviões, cujo incêndio subsequente levou ao derretimento das estruturas metálicas internas, os mais desconfiados argumentam que o colapso quase simétrico dos edifícios seria impossível a menos que ocorressem explosões controladas nas estruturas internas. “O argumento das autoridades viola diversos princípios da física”, disse ao iG o professor de teologia americano David Griffin.

A opinião é compartilhada pelo o físico Steven Jones, licenciado da Brigham Young University, em Utah (EUA). Segundo ele, a cor avermelhada encontrada em resíduos da poeira do 11 de Setembro indicaria a presença prévia de material explosivo, o que permanece sem explicação por parte das autoridades americanas.

Para James Hufferd, da organização 911 Truth Grassroots (Grupo de Base pela Verdade no 11/9, em tradução livre), “mesmo com ataques na parte superior das torres, o material inferior poderia ter resistido ao impacto dos aviões”. “A menos que o material do edifício fosse pulverizado, o que só ocorreria com superexplosões, os prédios não poderiam cair da maneira como caíram. Tudo leva a crer que detonadores foram postos por pessoas que conheciam o prédio e não por terroristas”, disse.

Ao seu lado, o grupo Scholars for the Truth (Acadêmicos pela Verdade, em tradução livre) argumenta em seu site que a queda da Torre Norte e da Torre Sul, cada uma com 110 andares, e do prédio 7, de 47 andares, do WTC são “os únicos três casos na história de altas estruturas de aço que desmoronaram por completo em decorrência apenas de um incêndio”.

Nenhum comentário: