Blog do Paraíso: Os alvos da Marcha Contra a Corrupção

domingo, 18 de setembro de 2011

Os alvos da Marcha Contra a Corrupção

por Clayton Avelar
(texto publicado no site do PSOL)

No último 7 de setembro ganhou destaque a "Marcha Contra a Corrupção", com milhares de pessoas, em maioria jovens, na vastidão da Esplanada dos Ministérios.
Qualquer pessoa de bem não pensaria duas vezes em apoiar uma marcha contra a corrupção. O evento do dia 7 reflete um sentimento amplamente majoritário e legítimo da população brasileira.

No entanto, a Marcha ficou incompleta, a começar pelo lema. Ele deveria ser: “Marcha Contra a Corrupção, os Corruptos e os Corruptores”. O motivo é óbvio e sabido: não há corrupção sem corruptos, nem corruptos sem corruptores.

Como é bastante extensa a lista dos corruptos, seria muito difícil produzir uma faixa com o nome de todos(as). Isso poderia ser resolvido adotando-se um dos três critérios a seguir: escolher um corrupto símbolo, considerar o montante roubado, ou lembrar os casos mais recentes. Se considerarmos que o nome mais lembrado na Marcha foi o da deputada Jaqueline Roriz, prevaleceu a opção de destacar um caso mais recente. Se a opção fosse lembrar do montante surrupiado, certamente o alvo seria algum nome vinculado à privataria tucana (para recorrer ao termo cunhado por Elio Gáspari).

Resta ainda a opção por um nome de corrupto símbolo. Poderia ser algum famoso de São Paulo, do Pará, do Maranhão, do Distrito Federal, de Minas Gerais.

E quanto aos corruptores? Por acaso os escândalos que assolam o país não envolvem empreiteiras, bancos, mineradoras e outras tantas empresas? Para quem desejasse uma relação mais específica, bastaria recorrer aos trabalhos da antiga CPMI do Banestado, estranhamente inconclusa.

Nenhum comentário: