Blog do Paraíso: Pesquisa revela desocupação de jovens do DF

sábado, 17 de setembro de 2011

Pesquisa revela desocupação de jovens do DF



Jovens, protagonistas de uma triste realidade

Diz um ditado popular que mente vazia é oficina do demônio. Se 31% dos jovens de baixa rende, entre 15 e 29 anos, não trabalham e não estudam, o que eles fazem durante o dia todo?

A pesquisa foi realizada em 15 periferias do Distrito Federal (DF). A maioria das cidades não tem opções de lazer e cultura para os jovens. Isso quer dizer que um terço da juventude do DF está com a mente vazia, pronta para sofre a ação do demônio, neste caso: as drogas e o crime.

Basta uma voltinha nas ruas das cidades pesquisadas para comprovar o que aponta o estudo. Dezenas de jovens passam o dia nas esquinas, sem fazer nada. Quero dizer, sem fazer nada que contribua para sua vida e para a sociedade, pois muitos passam o dia fumando maconha e vendendo drogas.

Meninas de 16 anos que não estudam, já têm filho e são viciadas em droga. Elas não trabalham e nem roubam. Para sustentar o vício, se prostituem por uma pedra de crack no valor de 10 reais.

Os meninos, para conseguir dinheiro, se transformam em “aviãozinhos” – aqueles que compram a droga de grandes traficantes para revender no varejo. Quem não trafica, encontra no roubo o meio para sustentar o vício. Às vezes, o tráfico e o roubo são recorridos simultaneamente pelos dependentes químicos.

São estas as razões de grande parte da criminalidade que só aumenta em todo o Distrito Federal. Uma triste realidade protagonizada pelos jovens.

Agora. Imagine daqui a 10 anos em que situação se encontrarão esses 31% que não estudam e não trabalham. Se estiverem vivos, estarão superlotando as prisões, ou numa UTI de algum hospital, ou ainda nas ruas cometendo crimes.

Nenhum comentário: