Blog do Paraíso: Em discurso histórico, presidenta defende a regulamentação do sistema financeiro

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Em discurso histórico, presidenta defende a regulamentação do sistema financeiro



O discurso histórico da presidenta Dilma Rousseff pode ser assistido, na íntegra, no vídeo acima. Proferido pela primeira vez por uma mulher na abertura da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o discurso abordou temas relevantes como o ingresso do estado Palestino na Organização, o combate a pobreza e a solução para a crise econômica mundial. “Há pelo menos três anos, senhor Presidente, o Brasil repete, nesta mesma tribuna, que é preciso combater as causas, e não só as consequências da instabilidade global”, lembrou Dilma Rousseff.

Dilma listou uma série de medidas que precisam ser tomadas para combater as causas da crise financeira mundial. “Urge aprofundar a regulamentação do sistema financeiro e controlar essa fonte inesgotável de instabilidade. É preciso impor controles à guerra cambial, com a adoção de regimes de câmbio flutuante. Trata-se, senhoras e senhores, de impedir a manipulação do câmbio tanto por políticas monetárias excessivamente expansionistas como pelo artifício do câmbio fixo”, explicou.

Diferente de ex-presidentes brasileiros da extrema direita, o discurso de Dilma foi feito em português e não teve nenhuma bajulação para países como os Estados Unidos. Ela falou como representante de uma grande nação e, não, como um capacho dos países ricos.

Nenhum comentário: