Blog do Paraíso: GDF insiste na 901 Norte

domingo, 25 de setembro de 2011

GDF insiste na 901 Norte

Apesar da mobilização de arquitetos e urbanistas contrários à construção de novo setor hoteleiro, governo encaminha proposta de expansão para avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Naira Trindade_ Brasília147 – O governo do Distrito Federal avança com a intenção de expandir o setor hoteleiro para a Quadra 901 Norte. Nem mesmo um abaixo assinado de 139 arquitetos e urbanistas de Brasília desestimulou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab), Geraldo Magela, a enviar a proposta de construção na área para avaliação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A mudança da destinação da quadra, no entanto, não está prevista no Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), discutido neste sábado na Câmara Legislativa.

A intenção do governo é construir um complexo de prédios que agreguem hotéis, shoppings, restaurantes e áreas de lazer no terreno de 85 mil metros quadrados, no coração de Brasília, destinado originalmente a escolas, igrejas, instituições de ensino e de saúde. A sugestão é mudar a Norma de Gabarito de Brasília que delimita a altura máxima de prédios em 9,5 metros na região para 45 metros. Assim, as empresas que comprarem o terreno – avaliado em R$ 700 milhões – poderão construir prédios de até 15 andares.

Nas cinco laudas do manifesto, arquitetos e urbanistas embasam as argumentações contrárias nas normas de gabarito e na lei federal que rege o tombamento de Brasília. Eles mostram que a insistência do governo em dar continuidade ao projeto provoca a “desfiguração da área central do Plano Piloto ao quebrar a simetria entre os setores centrais sul e norte e ao extrapolar os limites geométricos do setor central norte.”

Nenhum comentário: