Blog do Paraíso: Indústria da morte em Brasília ainda trata os mortos com descaso

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Indústria da morte em Brasília ainda trata os mortos com descaso

Saulo Araújo
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

A indústria da morte em Brasília ainda trata com descaso quem precisa enterrar seus entes queridos. Há três anos, os moradores da capital assistiram horrorizados às denúncias envolvendo cemitérios e funerárias da cidade. Má conservação das unidades, cobrança abusiva de taxas, exumações clandestinas e até caixões reaproveitados culminaram na criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ossos, sepultada cinco meses após o início dos trabalhos dos deputados (Leia Memória). Pouca coisa mudou até o cenário atual. Basta uma volta pelos seis cemitérios do Distrito Federal para ter uma noção dos desmandos. Túmulos quebrados, mato alto e insegurança são apenas alguns dos problemas identificados pelos frequentadores.


Comentário deste Blog: Talvez as seguintes informações expliquem porque a CPI dos Cemitérios foi enterrada de uma hora para outra e não deu muito resultado: o presidente da Comissão era o ex-deputado distrital Rogério Ulysses (ex-PSB-DF). De acordo com as investigações da Polícia Federal (PF), Rogério Ulysses é suspeito de receber uma suposta mesada do ex-governador José Roberto Arruda (ex-DEM-DF); o vice-presidente era Júnior Brunelli (PSC-DF), ex-deputado distrital que aparece em vídeos recebendo maços de dinheiro e fazendo a “oração da propina”; e o relator da CPI dos Cemitérios era o deputado distrital Benício Tavares (PMDB-DF), conforme as investigações da PF, suspeito de receber o suposto mensalão do DEM.

Na época, antes de assumir a secretária de Desenvolvimento Social do governo Arruda, a deputada distrital Eliana Pedrosa (DEM-DF) era uma das donas da empresa que administrava o cemitério Campo da Esperança, o mais importante de Brasília. Depois que assumiu a secretaria, a distrital era responsável por fiscalizar os cemitérios. A CPI terminou e não indiciou a deputada distrital. Mesmo assim, a responsabilidade pela fiscalização dos cemitérios foi transferida para a Secretaria de Justiça.

Neste vídeo abaixo, uma matéria do CQC, feita quatro meses após o sepultamento da CPI dos Cemitérios, em 2008, continua atual. O repórter e humorista Rafael Bastos pergunta para a deputada distrital Eliana Pedrosa por que ela não continua responsável pela fiscalização dos cemitérios, já que não houve nenhuma irregularidade na sua gestão. “Se foi um trabalho bem feito, não precisava ter largado, não é verdade?”, pergunta o repórter do CQC. Veja no vídeo abaixo:

Nenhum comentário: