Blog do Paraíso: Deputado quer limitar manifestações no Eixo Monumental

sábado, 17 de setembro de 2011

Deputado quer limitar manifestações no Eixo Monumental

Foto: Sheyla Leal e Thyago Arruda

Cristiano Araújo propõe regras e horários para os protestos, mas libera festas cívicas e religiosas. CUT critica e professores dizem que medida fere o direito constitucional de ir e vir

Natalia Emerich_Brasília 247 – As manifestações populares no Eixo Monumental só poderão ser feitas das 10h às 16h e as passeatas têm de se limitar ao canteiro central ou a uma única pista. Será assim se a Câmara Legislativa aprovar o projeto de lei apresentado pelo deputado Cristiano Araújo (PTB). Mas o presidente da Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal, José Eudes, não acredita que a proposta passe pelos deputados. "É um atentado contra a democracia, as ruas e a praça são do povo", protesta.

Além de delimitar áreas e horários, Araújo quer que os manifestantes paguem uma taxa de limpeza ao governo do Distrito Federal. Ele argumenta que várias ações coletivas no Eixo Monumental são mal-organizadas e geram incômodo aos moradores de Brasília, "que precisam se adequar ao deslocamento de trânsito e outros transtornos relacionados à ocupação das pistas".

Nenhum comentário: