Blog do Paraíso: Olair escapa de ação movida por Lilian Brunelli

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Olair escapa de ação movida por Lilian Brunelli

O deputado distrital Olair Francisco (PTdoB) teve mais sorte que os colegas que tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Por unanimidade, a corte rejeitou a ação da candidata Lilian Brunelli (PTdoB) contra o distrital por suspeita de compra de voto. Mas ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral.

Para o relator do processo, o desembargador Eleitoral Mario Machado, ficaram claras as fragilidades das provas produzidas pela autora da ação, que se baseou em testemunhos lavrados em cartório após o resultado das eleições para Deputado Distrital. O desembargador também considerou que os depoimentos das testemunhas dados no Tribunal contradizem as declarações feitas no cartório. Mario Machado, portanto, votou contra o recurso.

Lilian Brunelli acusava Olair na ação de ter comprado voto a troco de cimento, sapatos, e oferta de emprego nas suas lojas de calçados. Lilian é irmã o ex-deputado distrital Júnior Brunelli que aparece num vídeo orando e agradecendo pela vida do operador e delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa. A gravação ficou conhecida como “oração da propina”. Veja o vídeo:


Se o TRE-DF tivesse julgado procedente a ação de Lilian Brunelli, Olair Francisco seria o quarto deputado distrital a ter o mandato cassado. O primeiro foi Benício Tavares (PMDB), por suposta captação ilícita de votos e suposto abuso de poder econômico. Depois foi a vez de Raad Massouh (DEM), cassado por causa de supostas irregularidades graves em sua prestação de contas. O terceiro foi Welington Luís (PSC), suspeito de ter feito arrecadação e gastos ilícitos de recursos durante a campanha eleitoral.

Todos estão exercendo o mandato com liminar da justiça e estão recorrendo ao Supremo Tribunal Eleitoral.

Nenhum comentário: