Blog do Paraíso: Nova partilha de royalties do petróleo

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nova partilha de royalties do petróleo

Governadores e parlamentares apresentam proposta para o governo federal. Agnelo Queiroz quer mais recursos para educação, ciência e tecnologia do DF

Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O governo federal propôs nesta quarta-feira (14/9) reduzir de 30% para 20% sua participação na partilha dos royalties do pré-sal, em benefício dos estados não produtores de petróleo. O anúncio foi feito durante uma reunião no Ministério da Fazenda, entre o titular da pasta, Guido Mantega, e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; do Ceará, Cid Gomes, e de Sergipe, Marcelo Déda, além de parlamentares.

Para Agnelo Queiroz, essa medida é um ponto de partida para tornar mais justa a distribuição dos recursos, mas ainda precisa ser expandida. “A proposta para os estados é de reduzir dos atuais 26,25% para 25%, mas consideramos isso pouco razoável. O ideal seria que eles seguissem o governo federal e reduzissem para 20%”, destacou o governador do DF. “Os royalties pertencem a todo o Brasil e agregam uma receita nova, que ajuda a reduzir as desigualdades no Brasil. No Distrito Federal, usaremos esses recursos para investir em educação, ciência e tecnologia”, acrescentou o governador, que esteve no Ministério acompanhado do secretário de Fazenda, Valdir Moysés Simão.

Nenhum comentário: