Blog do Paraíso: PDT-DF deixa a base do governo

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PDT-DF deixa a base do governo

Ricardo Taffner
(texto publicado no site do Correio Braziliense)

Participante da coligação responsável pela eleição de Agnelo Queiroz (PT) ao Palácio do Buriti em 2010, o PDT-DF decidiu, na noite de ontem, deixar a base do Governo do Distrito Federal. Em decisão tomada pela maioria da Executiva Regional, o partido afirmou adotar, a partir de agora, uma posição “independente”. O único voto contrário foi do distrital Israel Batista. Com cargos no Executivo, o deputado ingressou com recurso no diretório local logo após a reunião, realizada na sala da liderança do partido no Senado Federal.

A decisão é resultado de insatisfação da direção pedetista acumulada desde o início do governo. Em nota, entre as razões, a executiva elenca a ausência de diálogo entre o GDF e o PDT e a discordância com o modelo de administração adotado por Agnelo. “Ausência , até este momento, de sinais indicando o cumprimento do ‘novo caminho’ proposto na campanha eleitoral; e prioridades conservadoras, concentradas em obras, em vez de valorizar a qualidade dos serviços públicos e das políticas sociais” estão entre os motivos apontados pelos dirigentes.


Comentário deste blog: a decisão do PDT-DF não traz nenhuma novidade. Desde o início do governo de Agnelo Queiroz (PT-DF), o senador Cristovam Buarque e o deputado federal José Antônio Reguffe estavam fora do governo.

Reeleito para mais oito anos de mandato no Senado Federal, Cristovam Buarque pode nas eleições de 2014 tentar novamente realizar o seu grande sonho de ser presidente da República. Quanto a Reguffe, o deputado federal que teve o maior número de votos proporcionalmente, pode atender a expectativa de muitos de seus eleitores que desejam sua candidatura ao Governo do Distrito Federal.

Se na eleição de 2010 faltou candidato, tudo indica que no próximo pleito vai sobrar nomes fortes para o Palácio do Buriti. Além de Reguffe, não podemos esquecer do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que não perderia nada se fosse candidato a governador em 2014.

Esses são apenas nomes da esquerda. A direita também possui fortes potenciais candidatos, como o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) e a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) – depois de ser salva pela Câmara dos Deputados, o caminho ficou livre para ela.

Nenhum comentário: