Blog do Paraíso: Governo realiza evento para dar início às obras do VLP de Brasília

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Governo realiza evento para dar início às obras do VLP de Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), chegou, praticamente, três horas atrasado para o evento em Santa Maria que deu início as obras do Veículo Leve sobre Pneus (VLP). A administração regional da cidade informou que a solenidade teria início às 9h, mas Agnelo e sua comitiva só chegaram às 11h e 43 minutos.

O evento aconteceu num estacionamento próximo a um local que o governo chama de terminal de ônibus. Com chão batido e muita poeira, o suposto terminal abriga microônibus que circulam na cidade e no Gama, região administrativa mais próxima de Santa Maria e que também terá um terminal do VLP.

Tratores e caminhões, pagos com dinheiro público e que deveriam estar operando nesta quinta-feira, ficaram parados no estacionamento, expostos para a solenidade. Uma tenda foi armada e debaixo dela ficou uma parcela muito pequena da população misturada com os trabalhadores da administração regional de Santa Maria, a grande maioria dos presentes. Eles aplaudiram o governador e sua comitiva, que incluiu o vice-governador Tadeu Felippelli (PMDB).

No local em que houve o lançamento do início das obras do VLP, não há nenhum sinal de começo dos trabalhos para a instalação do terminal. O Veículo Leve sobre Pneus vai ligar as cidades de Santa Maria, Gama e Park Way ao Plano Piloto. O custo do empreendimento está estimado, segundo a administração de Santa Maria, em 700 milhões de reais.

Previsto para ficar pronto em um ano e seis meses, o VLP vai melhorar muito a qualidade de vida da população, que enfrenta, diariamente, um grande engarrafamento na saída da cidade. Todos estão torcendo para que as obras não fiquem enroladas assim como a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Asa Sul.

Iniciada em novembro de 2009, até hoje as obras do primeiro terminal do VLT não foram concluídas. Com a construção avaliada em 1 bilhão, 558 milhões, 110 mil e 283 reais, o VLT, segundo o Tribunal de Contas do DF, possui indícios de irregularidades no procedimento licitatório. O Tribunal de Justiça do DF já determinou a anulação da concorrência.

Nenhum comentário: