Blog do Paraíso: Todo tio acha seu sobrinho competente

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Todo tio acha seu sobrinho competente

Ouvi, certa vez, a filha de um deputado federal dizer, mais ou menos, isto: “acho que não tem nada a ver esse problema de nepotismo que a imprensa critica. Gente, se a pessoa é competente, qual é o problema ela ser contratada? Só porque é parente?”. A jovem tinha um cargo comissionado num desses tantos ministérios que têm na Esplanada.

Detalhe: as principais funções da jovem no cargo eram conversar com os amigos pelo MSN, ouvir música, assistir vídeos no you tube ou verificar o seu Orkut. E olha que a filha do deputado tinha formação superior e pós-graduação.

Um pai ou um tio, enfim, um parente, seja qual for o grau, dificilmente, vai achar incompetente um ente familiar querido. “Não vem falar de fulano, não, porque eu o conheço desde criancinha”, dirá o tio que emprega seu sobrinho numa secretaria de estado qualquer. Pronto. Morreu o assunto. E não se questiona as qualidades profissionais.

Uma vez a filha de um certo político mandou imprimir milhares de cópias de um determinado material de campanha. Somente quando o produto já estava em circulação, ele percebeu que havia um erro grave de informação. O material teve que ser recolhido e descartado. Obviamente, a parenta dele não foi demitida. Levou apenas uma leve advertência. Se fosse outro, o mínimo seria a demissão. O caso não ocorreu no serviço público, mas mostra que, entre familiares, a punição por algum erro sempre será branda. O que dizer da cobrança pela realização do trabalho?

Há outra história que deixa isso bem claro. Uma vez o meu trabalho foi questionado por uma pessoa sem formação na área, aliás, sem formação sequer. Fui perguntar para o coordenador quem era o sujeito. Gostaria de saber o que o credenciava para questionar o trabalho de um profissional formado. O coordenador apenas respondeu: “é meu sobrinho”. Morreu o assunto.

Nenhum comentário: