Blog do Paraíso: Orçamento participativo é debatido na CLDF

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Orçamento participativo é debatido na CLDF

(texto publicado no site da CLDF)

Por iniciativa do deputado Wasny de Roure (PT), a sessão ordinária desta quinta-feira (18) foi transformada em comissão geral para debater a proposta de orçamento participativo elaborada pelo GDF, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e Orçamento do DF, a partir das prioridades encaminhadas por representantes da população do DF.

Ao abrir os debates, o deputado Wasny de Roure ressaltou a importância do orçamento participativo como instrumento eficiente para conjugar a "dinâmica orçamentária do governo" aos anseios populares em relação à realização de obras e serviços prioritários.

O secretário de Planejamento e Orçamento do DF, Edson Ronaldo Nascimento, explicou as etapas de elaboração do orçamento participativo, iniciadas em abril deste ano a partir do Decreto 32.851/2011. Segundo ele, foram realizadas 183 reuniões plenárias de base nas 30 cidades do DF com a participação de 16 mil cidadãos e seleção inicial de 7 mil propostas, acompanhadas por 1.600 delegados. Deste total, cerca de mil propostas foram selecionadas como prioritárias e vêm sendo acompanhadas por 85 conselheiros.

Acrescentou que as principais sugestões encaminhadas pela população concentram-se, principalmente, nas áreas de urbanização, educação, esporte e lazer, saúde e segurança pública. A maioria das propostas diz respeito a asfaltamento, recuperação de vias, construção de redes de drenagem pluvial, construção de creches, reforma de unidades de ensino, construção de escolas profissionalizantes, postos de saúde, quadras poliesportivas, delegacias e postos policiais.

Nenhum comentário: