Blog do Paraíso: GDF cria duas novas secretarias

terça-feira, 9 de agosto de 2011

GDF cria duas novas secretarias



O governador Agnelo Queiroz (PT) assinou, no início da noite dessa segunda-feira, decreto que cria duas novas Secretarias de Estado na estrutura do Governo do Distrito Federal (GDF): a Secretaria da Igualdade Racial e a Secretaria do Idoso.

A Secretaria da Igualdade Racial ficará a cargo de Josefina Serra dos Santos, ex-chefe da Coordenação para Assuntos de Igualdade Racial do DF, da Secretaria de Justiça, Diretos Humanos e Cidadania (Sejus) – para saber mais sobre a história de Josefina, assista ao vídeo acima.

A Secretaria de Igualdade Racial foi criada porque o governador decidiu dar mais espaço e relevância às ações em defesa da igualdade racial.

Quanto a Secretaria do Idoso, o governo considerou o alto índice de longevidade e um elevado percentual da população na terceira idade, além de a proposta ter recebido apoio da primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, que já se dedica a esse compromisso social.

A Secretaria do Idoso será assumida pelo suplente de deputado federal Ricardo Quirino (PRB). Desde o começo deste ano, Quirino ocupava uma vaga na Câmara Federal, mas teve que sair depois que o deputado federal titular Luiz Carlos Pitiman (PMDB) pediu demissão da Secretaria de Obras do GDF.

Além da Secretaria do Idoso, o governo já criou a Secretaria da Criança e a Secretaria da Juventude. Para cobrir todas as fases da vida do ser humano, só faltam as Secretarias do Bebê e do Adulto. Com as duas novas pastas, o GDF totaliza 33 secretarias.

De acordo com o governo, as duas novas Secretarias terão estrutura enxuta e não vão acarretar em aumento de despesas, por isso, a criação das duas Secretarias é uma medida que não precisa da apreciação da Câmara Legislativa.

Nenhum comentário: