Blog do Paraíso: Tudo indica que Dilma será candidata a reeleição

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tudo indica que Dilma será candidata a reeleição

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi quem escolheu a atual presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, para ser candidata nas eleições presidenciais de 2010. Isto é um fato.

Todos que acompanham a política sabem que não foi o PT, mas, sim, Lula quem endossou a candidatura de Dilma. Uma das razões para esta escolha o ex-presidente já disse: a presidenta representa a continuidade de um projeto político, iniciado desde 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez.

Se Dilma será candidata a reeleição ou não, essa não é a principal questão. O que Lula e quem elegeu a presidenta querem saber é se ela vai cumprir sua missão, que é dar continuidade ao projeto iniciado no governo anterior.

O projeto político tem por principal objetivo reduzir a desigualdade social entre os brasileiros. A presidenta está trabalhando para isto. Tanto que já começou a implantar políticas públicas com o objetivo de acabar com a miséria no país.

Com amplo apoio no Congresso, a presidenta tem todas as condições de fazer um governo muito melhor do que o governo de Lula. Se isso acontecer, mesmo que o ex-presidente não queira – o que eu acho muito difícil – Dilma será a candidata natural a reeleição.

Não faz nenhum sentido, portanto, Dilma cumprir sua missão, realizar um governo melhor que o anterior e, ainda assim, não sair candidata a reeleição em 2014. Não há nenhuma lógica nisso.

A presidenta só não seria candidata a reeleição, em 2014, se acontecesse algum desastre. O mais provável, portanto, é Lula retornar somente em 2018 para ficar mais oito anos. Assim, o projeto político completaria 24 anos, o que é muito pouco para um país que viveu sob o domínio da extrema direita por quase 40 anos, considerando apenas os mandatos de Fernando Henrique, Itamar Franco, Fernando Collor, José Sarney e os ditadores que governaram o Brasil a partir de 1964.

A esquerda, o que inclui outros partidos além do PT, precisa evitar que partidos como o DEM e o PSDB voltem a governar o Brasil por, pelo menos, os próximos 100 anos.

Nenhum comentário: