Blog do Paraíso: II Marcha Contra a Corrupção tem tudo para dar certo

terça-feira, 11 de outubro de 2011

II Marcha Contra a Corrupção tem tudo para dar certo

A realização de protesto na Esplanada dos Ministérios, em pleno feriado, se tornou uma ótima estratégia. A primeira Marcha Contra a Corrupção, que reuniu 30 mil pessoas no feriado de sete de setembro, prova muito bem isso. Ninguém tem disposição para protestar, às 10h, em algum dia útil da semana. Até porque muita gente trabalha. Mas no feriado é bem diferente.

Apesar de ter, até agora, apenas 18 mil e 597 confirmações de presença no Facebook – 8 mil e 935 a menos que o protesto realizado no dia da Independência –, a II Marcha Contra a Corrupção tem tudo para dar certo. Assim como a primeira, será realizada na Esplanada dos Ministérios, durante um grande feriado nacional celebrado neste dia 12 – Dia das Crianças e da Senhora Aparecida, uma estátua que é considerada, pela igreja Católica, santa e padroeira do Brasil.

Assim como ocorreu no Dia da Independência, a Esplanada dos Ministérios estará cheia de gente. Em sete de setembro, como acontecem todos os anos, o governo atraiu para o desfile cívico-militar milhares de pessoas. Muitas nem sabiam que naquele dia ia ter a história Marcha Contra a Corrupção. Mas, como o sentimento de indignação pela impunidade e pela corrupção é compartilhado entre os brasileiros, os cidadãos que foram à Esplanada para ver o desfile acabaram aderindo ao protesto.

Neste dia 12 de outubro, também como ocorrem todos os anos, o governo e a igreja Católica vão atrair milhares de pessoas para a Esplanada dos Ministérios. O governo, até agora, não divulgou nenhuma programação para homenagear os pequenos, mas os católicos já têm um roteiro de eventos para este dia e prevê o comparecimento de 60 mil pessoas. Mais uma vez será uma oportunidade para politizar esse povo que, como os presentes do sete de setembro, também compartilham o sentimento de revolta pela corrupção que destrói o Brasil, afinal, são todos brasileiros e amam este país.

Pelo fim do voto secreto no Congresso Nacional e pelo cumprimento da lei da ficha limpa, a II Marcha Contra a Corrupção vai se concentrar, às 10h, em frente ao Museu Nacional da República. O trajeto será até o Supremo Tribunal Federal, a corte que pode beneficiar “bandidos de togas”, se podar algumas atribuições do Conselho Nacional de Justiça.

Filiados a partidos políticos podem comparecer ao protesto, mas a organização do evento pede que eles levem apenas uma bandeira: a do Brasil. Políticos oportunistas não são bem-vindos, pois o movimento é “do povo para o povo”, informa a página na Internet da II Marcha.

Nenhum comentário: