Blog do Paraíso: Magela sai para o Senado

sábado, 1 de maio de 2010

Magela sai para o Senado

Pessoas próximas ao deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) revelaram a este Blog que o parlamentar anunciará na próxima semana que será pré-candidato ao Senado Federal.

A decisão do deputado Magela não seria somente dele, mas das forças políticas que o apoiaram na eleição prévia do PT. Em 21 de março, 56,6% dos petistas escolheram Agnelo Queiroz o pré-candidato petista ao Governo do Distrito Federal. Magela ficou com 43,4% dos votos.

As força políticas que apoiaram Agnelo não esperavam que Magela alcançaria um número tão alto. Por contar com o apoio do Palácio do Planalto, dos sindicatos e de quatro deputados distritais, os apoiadores de Queiroz esperavam que Magela teria, no máximo, 30% dos votos.

Um dos responsáveis pelo alto número de voto de Magela é o militante Hélio José, membro da comissão executiva do Diretório Regional do PT e representante da tendência Base Petista e Socialista. Hélio José é um dos defensores da candidatura de Magela para o Senado Federal.

Apoiando a candidatura de senador do deputado Magela, o PT-DF chegaria às urnas com total unidade.

O problema é que a decisão do deputado Magela mexerá com a composição da chapa petista para as eleições deste ano. Com medo de ser engolido pelo petista e não ser reeleito, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) só aceita o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) na segunda vaga da chapa para senador. Caso contrário, o PDT não apoiará o pré-candidato Agnelo Queiroz e lançará candidatura própria ou buscará outro candidato para governador.

Cristovam Buarque foi eleito senador pelo PT, mas deixou o partido depois que foi demitido, por telefone, do Ministério da Educação, onde era ministro. Cristovam se filiou ao PDT e virou oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2006, o senador se candidatou a presidente da República. Ficou em quarto lugar, com 2,64% dos votos. Na esperança de derrotar o presidente Lula, no segundo turno, apoiou o então candidato a presidente Geraldo Alckmin, do PSDB. Lula foi reeleito e Cristovam Buarque continuou fazendo oposição ao governo no Senado Federal.

Agora, esquecendo o passado, o senador pedetista deseja apoio do PT-DF para se reeleger.

Além do PDT, o PMDB-DF dos supostos mensaleros também desembarcaria da chapa encabeçada pelos petistas, se Magela sair candidato a senador. Com a saída de Cristovam, sobraria uma vaga para candidato a senador, o que poderia evitar a saída do PSB da chapa encabeçada pelos petistas.

Um comentário:

Lamartine Mendonça disse...

Realmente não sei o que Magela ainda quer nessas eleições. Acho que ele deveria atentar aos fatos que irão fazer com que Agnelo seja eleito Governador. E outro problema é o "piti" do Cristovam Buarque. O cara anda meio que exigente de mais. Não queimem o filme do PT para as eleições.