Blog do Paraíso: Balanço dos seis primeiros meses da gestão Agnelo Queiroz

terça-feira, 5 de julho de 2011

Balanço dos seis primeiros meses da gestão Agnelo Queiroz

(texto publicado no site da Agência Brasília)

GDF obteve importantes avanços no semestre, com ações emergenciais e estruturantes nas áreas prioritárias. Período foi marcado por mudanças profundas para acabar com velhas práticas arraigadas na administração ao longo de governos anteriores

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, com o apoio de toda a sua equipe de governo, conseguiu, no primeiro semestre deste ano, imprimir o início de um novo caminho para o Distrito Federal. Ações emergenciais foram tomadas neste período, agora entrando na fase das medidas estruturantes necessárias para romper a forma de governar que era mantida há décadas na cidade.

O governo começou concentrando esforço na Saúde, baixou medidas importantes e inéditas relacionadas à Transparência e também no Transporte Público do Distrito Federal. “Me elegi com o compromisso de fazer um governo diferente, principalmente na Saúde. Meu maior compromisso é mudar o quadro lamentável em que se encontra a Saúde na capital federal, resultado de mais de uma década de sucateamento dos governos anteriores com este setor tão fundamental para a população. Já tomei diversas medidas para reestruturar a Saúde e, enfim, fazer as mudanças necessárias”, afirma o governador Agnelo Queiroz.

Nesses seis meses iniciais, o GDF já nomeou 4.107 novos servidores concursados para compor o quadro de diversas áreas da Administração Pública - vagas ocupadas anteriormente por cargos comissionados e funcionários terceirizados.

Investigações realizadas pela Secretaria de Transparência nos processos de empresas envolvidas na Caixa de Pandora apontaram para desvios de quase R$ 900 milhões. Os documentos foram encaminhados para o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para que os responsáveis sejam punidos e o dinheiro público desviado possa ser recuperado.

Ao assumir o governo, de imediato, o governador Agnelo Queiroz enxugou a máquina, reduzindo o número de comissionados e realizou um verdadeiro pente fino nos contratos e licitações. Logo no início do ano, a cidade, que estava com mato alto e sujeira nas ruas, ganhou a Operação Casa Arrumada, que realizou uma recuperação nas vias e ruas de todo o DF.

Muitos avanços também foram alcançados em aspectos que não recebiam muita atenção nos governos anteriores, como Meio Ambiente e Direito das Mulheres. Além disso, o Distrito Federal segue adiantado em relação às ações para os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, somando 33% da execução da construção do Estádio Nacional e já com o início de obras importantes para garantir mobilidade urbana e gerar emprego e renda para a população.

No aniversário de 51 anos de Brasília, a população ganhou muitas atrações gratuitas, entre esportes e apresentações culturais, que foram selecionadas por meio de edital, de forma transparente e privilegiando os artistas locais. As diversas opções foram oferecidas para toda a família, resgatando a autoestima do povo e trazendo alegria para os dias de muita festa.

Cientes de que ainda há muito trabalho pela frente e com disposição para enfrentar os desafios, o governador e a equipe de secretários de Estado, administradores e gestores segue confiante de que conseguirá reverter a situação caótica encontrada nas principais áreas do DF, tornando novamente a capital da República uma referência para o restante do país.

Confira os principais avanços nas áreas prioritárias para a população do Distrito Federal:

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma palhaçada ler esse texto.Conheça melhor a cidade em que vive e perceba que o GDF não tá no "caminho da mudança".As pessoas tem que largar esse partidarismo idiota e abrir os olhos para a verdade.