Blog do Paraíso: CUT aposta na negociação para interferir no modelo concessão dos aeroportos

quinta-feira, 28 de julho de 2011

CUT aposta na negociação para interferir no modelo concessão dos aeroportos

Mas, se modelo não for alterado, vamos lutar contra, avisa Artur Henrique

Escrito por: Marize Muniz
(texto publicado no site da CUT)

Os presidentes da CUT, Artur Henrique, e do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), Francisco Lemos, conheceram nesta quarta-feira (27) detalhes do modelo de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília que está sendo construído no governo.

Na segunda reunião da Mesa de Dialogo aberta por determinação da presidenta Dilma Rousseff, e realizada na sede da Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília, os dirigentes tiveram acesso a dados sobre diretrizes, premissas, obrigações das empresas e objetivos da concessão.
Entre as principais diretrizes do projeto estão acelerar o processo de investimentos e a capacidade aeroportuária, aumentar a flexibilidade de gestão e o fortalecer a infraestrutura mediante parcerias.

Uma das premissas do modelo de concessão que mais gerou críticas entre os sindicalistas, foi a confirmação feita pelos técnicos da SAC, de que a Infraero terá 49% do capital da concessionária (acionista privado + Infraero). O objetivo, explicou o secretário Executivo da SAC, Cleverson Aroeira da Silva, “é ampliar a capacidade de investimentos nos aeroportos, de forma mais célere, atendendo à demanda de passageiros, com qualidade e conforto”.

A justificativa é de que se o governo for o acionista majoritário a celeridade das obras estará comprometida por conta da Lei 8666 e das ações dos Tribunais de Conta dos Estados e da União.
O presidente da CUT discordou das justificativas, disse que a central não concorda com este modelo de concessão, que, na prática, significa que o governo está abrindo mão do controle da Infraero; e disse que há saídas para manter a agilidade dos investimentos.

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