Blog do Paraíso: GDF não cumpre compromisso assumido com a população da Estrutural

quinta-feira, 14 de julho de 2011

GDF não cumpre compromisso assumido com a população da Estrutural

Governo falta a reunião que discutiria situação de casas distribuídas pela Codhab naquela cidade. A reunião intermediada pela deputada distrital Celina Leão foi frustrada pela falta de informações em denúncias de irregularidades na distribuição das casas populares

Segue abaixo manifesto da deputada distrital Celina Leão (PMN) acerca de reunião agendada por ela com representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) para tratar de denúncias de irregularidades na distribuição de casas populares na Estrutural. O encontro com a população estava marcado para essa quarta-feira (13/07), às 17h. Pouco antes, a parlamentar recebeu ligação da Secretaria de Habitação informando que nenhum representante da área compareceria à reunião.

Denúncias recentes de moradores da Estrutural apontam irregularidades na distribuição de casas pela da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). O assunto repercutiu na imprensa e nenhum representante do GDF apareceu para dar explicações. Parece que no Executivo virou moda o silêncio, a ausência em compromissos públicos e o descaso com a população. Será que o governo tem medo de gente? Em época de eleição transitam por todos os lados com centenas de promessas que enchem seus eleitores de sonhos e que agora parecem impossíveis de serem cumpridas.

É preciso chamar a atenção para o fato de que já se passaram seis meses de governo, a herança maldita já passou. Já deu tempo suficiente de arrumar a casa e o governo tem que andar e prestar serviços de qualidade à população. As pessoas querem respeito, querem respostas e um posicionamento do governo para as suas demandas. A grave falta de diálogo dos representantes do GDF já causa revolta nos mais diversos segmentos sociais.

Os moradores da Estrutural, embalados pelo sonho da casa própria, acordaram para a realidade e sofrem com a situação imposta pela Codhab, por meio do anúncio de um recadastramento geral para quem quisesse participar dos programas habitacionais do governo. Uma confusão ficou estabelecida e pessoas que se sentiam contempladas não sabem o que fazer. Outras, cujo benefício foi assegurado em publicação no Diário Oficial, não sabem a situação real de suas inscrições. Diante do desespero de pessoas simples em busca de informações, convidei o secretário de Habitação, Geraldo Magela, ou um representante da Secretaria para esclarecer as dúvidas daquela comunidade.

O encontro ficou marcado para às 17h dessa quarta-feira (13/07), na própria Estrutural. Contudo, às 16h recebi uma ligação da Secretaria comunicando que ninguém compareceria e sugerindo a formação de uma comissão que seria levada àquele órgão público. Volto a dizer que, acima de quaisquer ideologias ou posições partidárias, é preciso ter coerência nas ações de homens e mulheres que se enveredam pela vida pública. É preciso ter respeito com a população do DF. O compromisso foi firmado e confirmado. A reivindicação se limitava apenas a explicações dos novos critérios para os programas habitacionais.

Os eleitores se sentem traídos pelas promessas não cumpridas e agora pelos compromissos não cumpridos. Uma audiência pública da Câmara Legislativa foi marcada para o mês de agosto, logo após o recesso, para tratar do mesmo assunto. Vamos ver se o governo não vai ter coragem de aparecer novamente. Mesmo com o silêncio do governo é preciso insistir e acompanhar de perto todas as denúncias de irregularidades na distribuição das casas na Estrutural. A Câmara Legislativa tem ferramentas para requerer as informações necessárias. O diálogo é fundamental para o sucesso de qualquer governo. Já o silêncio é uma escolha com conseqüências que podem ser desastrosas para o processo de construção de uma Brasília melhor.

Deputada Distrital Celina Leão

Nenhum comentário: