Blog do Paraíso: WIKILEAKS: Suspeita de desvio de verba na sede da Unesco em Brasília

segunda-feira, 4 de julho de 2011

WIKILEAKS: Suspeita de desvio de verba na sede da Unesco em Brasília

Em 2006, diplomacia americana suspeitou de irregularidades em convênios da Unesco com ministérios do governo brasileiro

Por Julio Cruz Neto, especial para a Pública

A sede da Unesco em Brasília foi tema de vários telegramas da diplomacia americana, como mostram documentos vazados pelo Wikileaks e divulgados pela agência Pública, que até hoje permaneciam inéditos na imprensa brasileira.

São diversas denúncias que giram em torno de uso indevido de verbas, e envolveram ingredientes de peso, como a relação bilateral Brasil-EUA, os empregos de muitos funcionários da Esplanada dos Ministérios e a imagem do órgão da ONU perante a justiça e a sociedade brasileira.

A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) tem sede em Paris.

Foi na embaixada dos Estados Unidos na capital francesa que o assunto circulou durante o ano de 2006. O primeiro dos seis telegramas a que a Pública teve acesso é de 4 de abril e diz: “Comitê executivo da Unesco considera plano do diretor-geral para ‘reorientação’ do escritório problemático de Brasília”.

A diplomacia americana viu com gravidade as denúncias de que através de convênios com os ministérios brasileiros, a Unesco estava subcontratando trabalhadores para esses ministérios – sem concurso público ou prestação de contas. Os americanos temiam que isso pudesse representar um risco legal, já que corria uma ação civil por improbidade administrativa contra a Unesco, por supostamente causar danos aos cofres públicos brasileiros.

Nenhum comentário: