Blog do Paraíso: GDF fornecerá dados da Copa

sexta-feira, 15 de julho de 2011

GDF fornecerá dados da Copa

Victor Ribeiro, da Agência Brasília, com informações da Agência Senado

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou nesta quinta-feira (14/7) do lançamento do Portal de Transparência da Copa de 2014, o www.copatransparente.gov.br, parceria entre o Senado Federal e o Tribunal de Contas da União (TCU). A página vai agregar informações cadastrais e financeiras, processos licitatórios, cronogramas, relatórios e cumprimento de metas de todas as obras federais, estaduais e municipais relacionadas ao Mundial de 2014. Agnelo Queiroz informou que o GDF está se esforçando para ser o primeiro governo a fornecer esses dados.

“Neste portal estarão todas as informações relativas às obras da Copa do Mundo, seja meles sobre construção de estádios, aeroportos ou obras de mobilidade urbana”,explicou o senador Rodrigo Rollemberg, presidente da Comissão de Meio Ambiente,Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, que editou o ato instituindo o portal, conforme previa uma instrução normativa do TCU.

O governador Agnelo Queroz destacou a importância de o governo garantir a transparência para os gastos da Copa. “Para nós, a transparência é uma questão de honra. Na condição de presidente do Comitê Organizador Brasília 2014, aproveito para anunciar que o Governo do Distrito Federal vai divulgar todos os dados, independentemente de solicitação”, afirmou.

A página funcionará como uma rede de informações que vai disponibilizar tanto para os cidadãos quanto para o poder público dados sobre obras relacionadas à Copa, com foco nos contratos. Para isso, será alimentado com informações fornecidas pelos gestores dos contratos relativos às obras do evento em cada um dos estados e municípios que serão sede do Mundial.

O portal conta com a parceria dos tribunais de contas das unidades federativas e do TCU, que editou uma instrução normativa impondo aos gestores públicos o cadastramento das ações e a atualização periódica dos dados sobre a evolução dos gastos e da execução dos empreendimentos. O portal conta ainda com um espaço para o cidadão enviar sugestões ou denúncias de irregularidades.

Nenhum comentário: